[Fonte: unac] Cerca de 90 pessoas estiveram reunidas em Ferreira do Alentejo no Workshop Regional dedicado ao pinheiro manso e ao regadio, na passada 4ª feira. A sessão organizada pelo Centro de Competências do Pinheiro Manso e do Pinhão, pelo Centro de Competências do Regadio e pela Rede Rural Nacional, teve por objetivo a apresentação dos primeiros resultados dos grupos operacionais – projetos de investigação aplicada que se encontram a decorrer desde o ano passado e que pretendem dar resposta às necessidades dos produtores.
Na área florestal foram apresentados os resultados do GO Fertipinea, sobre recomendações de fertilização em pinheiro manso de sequeiro e de regadio com base em amostras de solo e em amostras foliares. Já o GO + Pinhão tem estudado as pragas e doenças que afetam a pinha, testando formas de monitorizar as populações de insetos e o seu combate. Uma terceira apresentação foi da responsabilidade do GO Resipinus sobre a resina enquanto produto secundário do pinhal manso.
Das conclusões salienta-se:
- a proibição atual de arborização dentro dos perímetros de rega, a qual impossibilita o devido aproveitamento destas áreas para instalação de uma espécie cujo principal objetivo é a produção de fruto, como é o pinheiro manso;
- a ausência de conhecimento do efeito da resinagem na produção de pinha, que impede a plena exploração deste recurso. Reservando-se esta possibilidade para os pinhais mansos instalados para proteção do solo em zonas periféricas à área de distribuição, e onde a produção de pinha será residual, sendo necessário promover usos alternativos que assegurem a viabilidade económica destas florestas;
- a importância de alargar as áreas de ensaio à região centro, onde a produção de pinha é já uma realidade e onde os produtores florestais têm investido nas enxertias e em materiais florestais de reprodução de qualidade.
Entre os materiais distribuídos aos participantes, o destaque vai para um conjunto de fichas de extensão editadas pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica dedicadas a questões técnicas e comerciais da fileira do sobreiro e do pinheiro manso.
Mais informação AQUI.