Celebração | 10 anos de CRISPR

O CRISPR foi descoberto há dez anos. Hoje, começa a ter impacto positivo na saúde humana e na produção agrícola.

Há dez anos, com o artigo “A programmable dual-RNA-guided DNA endonuclease in adaptive bacterial immunity”, Jenniffer Doudna e Emmanuelle Charpentier abriram caminho para a possibilidade de editar genes através de uma técnica inovadora e revolucionária chamada CRISPR. Graças a este trabalho venceram o Nobel da Química 2020.

Hoje, o CRISPR começa a ter impacto positivo na saúde humana e na produção agrícola. Assim que foi desenvolvido, os cientistas melhoraram e expandiram maciçamente as ferramentas de edição genoma e agora já existe uma vasta gama de tecnologias derivadas do sistema CRISPR-Cas9 original, que podem ser utilizadas para diferentes aplicações, novas nucleases que foram descobertas e uma variedade de métodos para melhorar a eficiência de edição do CRISPR.

Neste guia (em espanhol) da Fundación Antama são explicados os conceitos básicos para a compreensão das ferramentas CRISPR: o que é, como funciona, o que é o CRISPR-Cas e o CRISPR-Cas9, quais são as suas aplicações atuais e potenciais, e em que difere das técnicas utilizadas nos OGM (Organismos Geneticamente Modificados).

O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: