O laboratório CentraLab® by AIM CIALA, recebeu aprovação de Centro de Transformação de Produtos Germinais da espécie suína, pela DGAV, entidade que coordena e aprova o registo dos centros de colheita de sémen, dos centros de armazenagem de sémen, das atividades de inseminação artificial e das equipas de colheita e/ou produção de embriões, controlando o exercício da sua atividade. Esta distinção surge no seguimento de uma auditoria, onde foram verificados todos os requisitos definidos ao abrigo do artigo n.º 4 do Regulamento Delegado (EU) 2020/686 da Comissão de 17 de Dezembro de 2019, bem como da Parte 4 do Anexo I do mesmo Regulamento.
Na auditoria foram avaliados todos os requisitos, ao nível de biossegurança, instalações administrativas, instalações de transformação dos produtos, instrumentos e equipamentos utilizados na transformação de produtos germinais, equipamentos de desinfeção e esterilização e a avaliação dos arquivos e registos. Com esta distinção, o CentraLab® está também habilitado para importação e trocas intracomunitárias de produtos germinais da espécie suína.
O CentraLab®, é um conceito inovador de laboratório central na produção de doses seminais de suíno, que está no ativo desde 2018. Aquando do seu arranque, os principais objetivos propostos para o CentraLab® foram: uniformizar a produção de doses, salvaguardar a segurança sanitária, melhorar as condições de trabalho dos colaboradores e aumentar a eficiência do processamento a embalamento de doses de sémen. O CentraLab® dispõe da certificação ISO 9001:2015, que salvaguarda a uniformidade e rastreabilidade de todos os processos. Desde o seu arranque até ao final de 2022, o CentraLab® já processou mais de 3 milhões e 400 mil doses de sémen de suíno.
Fonte: AIM CIALA