EDIA

Centro Alqueva associa-se ao programa Ciência Viva no Verão

image

Centro Alqueva associa-se ao programa Ciência Viva no Verão

16/07/2025

Engenharia, território e sustentabilidade em destaque nos dias 22 de julho, 27 de agosto e 5 de setembro.

O Centro Alqueva associa-se ao programa Ciência Viva no Verão, com três eventos dedicados à ciência, à sustentabilidade e à valorização do território.

O primeiro evento, “ALQUEVA – DA ENGENHARIA AO DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO”, decorre no dia 22 de julho com a proposta para conhecer os bastidores do maior projeto hidroagrícola de Portugal. Com uma experiência imersiva que passa pela história da transformação do território, os participantes têm acesso a exposições interativas e modelos didáticos que ilustram o funcionamento da barragem de Alqueva, da central hidroelétrica e da rede de canais que leva água a milhares de pessoas e hectares de culturas agrícolas.

Esta visita inclui ainda a rara oportunidade de aceder ao interior de uma das galerias técnicas da barragem.

O programa continua a 27 de agosto, com a Noite Internacional dos Morcegos, e a 5 de setembro, num segundo momento sobre este tema. Em ambas as datas, estará presente um técnico especialista para abordar a importância dos morcegos na biodiversidade e o seu papel como aliado natural das boas práticas agrícolas, ao contribuírem para o controlo de pragas e equilíbrio ecológico.

Estes eventos inserem-se num programa nacional de promoção da cultura científica, coordenado pela Ciência Viva, que decorre em todo o país durante o verão. A participação do Centro Alqueva reforça o compromisso da EDIA com a educação ambiental, a divulgação científica, a sustentabilidade dos recursos naturais e a valorização do território do Alqueva.

INFORMAÇÕES GERAIS

Centro Alqueva | Coordenadas GPS: 38.195325343163, -7.4988715590744

Público-alvo: adultos, famílias e crianças a partir dos 6 anos

Participação gratuita, com inscrição obrigatória AQUI

O artigo foi publicado originalmente em EDIA.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: