Espaço para a agricultura

Centro de Ciência Viva: “Espaço para a agricultura” – 27 de abril – Lisboa

A próxima sessão d’O Espaço à Quarta vai decorrer no dia 27 de Abril às 18.30 e terá como tema “Espaço para a Agricultura”. Será uma conversa sobre as aplicações das ciências e tecnologias espaciais à agricultura.

A sessão vai ser transmitida em direto via YouTube e Facebook e o debate vai contar com um painel formado por vários convidados. Conheça-os aqui.

Porquê este tema?

Para resolvermos os problemas com que nos deparamos neste momento, primeiro temos de os identificar. Algumas questões importantes se colocam, como por exemplo: de que forma as ciências e as tecnologias do espaço podem contribuir para um melhor uso dos recursos agrícolas? Como é que alguns vinicultores têm utilizado as tecnologias que desenvolveram nas suas explorações? Tal como foi referido na sessão anterior d’O Espaço à Quarta, temos de nos preparar para enfrentar a seca que estamos a viver, bem como as outras que se seguirão, até porque elas se irão agravar no futuro devido à mudança climática.

Quem são os convidados?

A 3.ª sessão desta edição d’O Espaço à Quarta será moderada por Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva. Convidámos os seguintes especialistas para fazerem parte do nosso painel: José Rafael Marques da Silva, Cátia Pinto e Francisco Câmara e Fernando Alves.

José Rafael Marques da Silva · Engenheiro Agrícola e Professor Catedrático na Universidade Évora

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora. Doutorado em Modelação da Erodibilidade do Solo, com Agregação em Agricultura de Precisão pela mesma universidade. Em Julho de 2021 assumiu as funções de Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, na qual já lecionava desde 1991 na qualidade de Professor Associado.

É investigador no Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) desta universidade, onde se dedica à otimização de recursos em agricultura e à redução dos seus impactos, nomeadamente nas áreas da biodiversidade e sustentabilidade ambiental, social e paisagística.

Exerce ainda as funções de Diretor Técnico e de Segurança da empresa AgroInsider, da qual foi um dos fundadores; de Analista de grandes bases de dados agrícolas; e de Especialista em Serviços Intensivos de Negócios de Conhecimento Agrícola. Interessa-se particularmente pela aplicação de sensores óticos, geoeléctricos e remotos à agricultura e ambiente. Publicou mais de 50 artigos em revistas científicas internacionais.

Cátia Pinto · Investigadora no SFCOLAB, Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura

Licenciada em Biologia Molecular e Genética pela Universidade de Aveiro e doutorada em Biologia pela Universidade de Reims Champagne-Ardenne, em França. A sua tese de doutoramento consistiu numa análise aprofundada do microbioma natural das vinhas. Os seus estudos foram realizados no Laboratório de Indução de Resistência e Bioprotecção das Plantas (RIBP) desta universidade e no Departamento de Genómica da Biocant Park, um Centro privado de Inovação em Biotecnologia com base em Cantanhede.

Atualmente, é Secretária Executiva no Smart Farm COLAB, o Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. Este laboratório tem como objetivo desenvolver um quadro de gestão sustentável de recursos através da digitalização da agricultura, abordando os atuais desafios das alterações climáticas e economia circular.

Cátia Pinto trabalha também no conselho de auditoria da Associação dos Jovens Agricultores (AJAP) desde 2021. Entre 2018 e 2020, foi investigadora e diretora de laboratório na sede espanhola da Biome Makers Inc., em Valladolid. A Biome Makers é uma empresa global que tem como missão capacitar agricultores e desenvolver ferramentas analíticas do solo para uma agricultura mais sustentável e produtiva.

Francisco Câmara · Engenheiro Aeroespacial e Project Manager da empresa Spin.Works, S.A.

Licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Sistemas de Controlo e Simulação em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Tecnológica de Delft, nos Países Baixos.

É diretor de projetos desde 2006 na empresa aeroespacial Spin.Works, que se dedica ao desenvolvimento e fabrico de sistemas de defesa, espaciais e não tripulados. Liderou a equipa que desenvolveu para a ESA um sistema de deteção e desvio de obstáculos em tempo real para uma aterragem de precisão em Marte.

Entre 2003 e 2006 foi Engenheiro Sénior de Projetos na Deimos Engenharia, uma empresa Portuguesa de referência no setor espacial europeu, que concebe e desenvolve sistemas espaciais avançados. Em 2002 estagiou no Departamento de Dinâmica de Voo e de Sistemas de Software de Voo da EADS Astrium, em Bremen. A Astrium foi uma empresa da European Aeronautic Defence and Space Company do grupo Airbus que atuava nas áreas de serviços de engenharia, segurança e defesa aeroespacial.

Fernando Alves · Engenheiro Agrícola, I&D da produtora de vinhos Symington Family Estates

Licenciado em Engenharia Agrícola e pós-graduado em Ciências Agronómicas-Viticultura, ambos pela Universidade de Trás-os-Montes, Vila Real, Portugal.

É Sénior Manager de investigação e desenvolvimento da Symington Vinhos, S.A. desde 2013. As suas maiores áreas de interesse englobam as alterações climáticas, proteção de culturas, fisiologia da videira, stress hídrico, eficiência produtiva em viticultura de montanha, e viticultura sustentável. Colabora também com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) como Delegado Científico no grupo ENVIRO. Participa em diversos projetos de I&D nacionais e internacionais, contando com diversas apresentações em conferências e publicações científicas como autor e coautor.

Trabalhou também na ADVID, Cluster da Vinha e do Vinho e CoLAB VINES & WINES, uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão melhorar a viticultura em Portugal. Entre 1987 e 2013 ocupou diferentes funções na ADVID, incluindo o cargo de Diretor Técnico e de Diretor Executivo desta associação, tendo sido responsável pela candidatura para reconhecimento desta instituição como Cluster da Vinha e do Vinho para a região do Douro, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva implementada pelo Governo de Portugal.

Data: Quarta – feira, dia 27 de abril de 2022

Local: Pavilhão do Conhecimento Centro de Ciência Viva, Lisboa


Publicado

em

,

por

Etiquetas: