O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) abriu três vagas para voluntariado no Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI), localizado em Silves, no Algarve.
O estágio terá uma duração de três meses e os voluntários irão integrar a equipa de etologia e videovigilância do centro. Os participantes receberão formação específica para o desempenho das funções.

O CNRLI procura pessoas motivadas, preferencialmente com formação nas áreas das ciências naturais. Aos voluntários é assegurado alojamento gratuito nas instalações do centro durante o período de estágio, bem como o pagamento de 6 euros por turno de 8 horas, equivalente ao subsídio de refeição. Os voluntários estarão ainda abrangidos por um seguro de acidentes pessoais.
A funcionar desde 2009, o CNRLI foi criado no âmbito do programa ibérico de reintrodução do lince-ibérico (Lynx pardinus) na natureza, uma das espécies mais ameaçadas da fauna europeia. O centro contribui para o Programa de Conservação Ex Situ, com foco na criação em cativeiro, preparação e libertação de exemplares destinados à reintrodução em vários territórios da Península Ibérica.

Desde a sua fundação, o CNRLI já contabilizou o nascimento de 181 linces. Só em 2025, nasceram 11 crias nas instalações de Silves, destinadas à recuperação das populações selvagens da espécie.
As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para: [email protected].
Leia também: O que fazer se o multibanco ‘engolir’ o seu cartão? Veja como resolver facilmente o problema