Centro PINUS assinala Dia da Floresta Autóctone

O Centro PINUS assinalou o Dia da Floresta Autóctone com uma visita de alunos do ensino básico no Pomar de Chamosinhos, em Valença.

Esta iniciativa teve por objetivos dar a conhecer este pomar gerido pelo Centro PINUS à comunidade local e diversificar a vegetação junto a uma linha de água com a plantação de várias árvores e arbustos autóctones.

O evento inicialmente agendado para 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone, foi adiado devido às chuvas intensas que se registaram durante essa semana no norte do país e que se mantiveram, condicionando a plantação prevista.

Esta iniciativa dirigiu-se a um grupo de 47 alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica de São Pedro da Torre, contando também com a presença de professores e auxiliares de educação do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho.

A Câmara Municipal de Valença e o Baldio de Chamosinhos apoiaram esta iniciativa e estiveram representados pelo vereador com o pelouro da Proteção Civil e das Florestas, Arlindo de Sousa e pela Presidente do Conselho Diretivo, Beatriz Rodrigues.

Destaca-se, ainda, o envolvimento da comunidade e das entidades públicas locais essenciais para a concretização desta atividade, nomeadamente o apoio de uma equipa da GNR-SEPNA .

Saiba mais sobre o pinheiro-bravo, a resinosa autóctone mais emblemática da floresta portuguesa na monografia editada pelo Centro PINUS “A Silvicultura do pinheiro-bravo”, da autoria de Ângelo Carvalho Oliveira,  João Santos Pereira e Alexandre Vaz Correia.

A edição está disponível para consulta e download gratuito aqui.

Fonte: Centro PINUS


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: