O Centro PINUS encontra-se a divulgar três novas edições que abrangem a valorização do pinheiro-bravo ao longo de todo o ciclo, desde as melhores práticas de instalação até à comercialização, sem esquecer as ferramentas de apoio à decisão.
Uma das edições – “Valorizar o pinheiro-bravo – a perspetiva de mercado” – dá a conhecer melhor a procura de madeira e resina identificando quem são e onde se localizam os principais transformadores e ajudando a compreender a formação do preço, entre outras questões relevantes.
O “Manual de boas práticas para o pinheiro-bravo” aborda de forma sintética todo o ciclo de produção, divulgando e atualizando conceitos inovadores na silvicultura de espécie. As tabelas de produção são uma ferramenta útil de apoio à gestão e decisão e o seu acesso encontra-se agora facilitado com esta nova edição.
Para este projeto editorial, o Centro PINUS contou com o apoio imprescindível de Nuno Calado, da Sonae Arauco, Paula Soares do ISA, Teresa Fonseca da UTAD e ainda fotos de João Pinho do ICNF.
Graças ao apoio financeiro do PDR2020 foram impressos 5 000 exemplares de cada edição que terão distribuição gratuita. Mais de 1 000 destinatários receberam já estas edições em papel.
O Centro PINUS tem mais exemplares para distribuição e os interessados poderão solicitar o seu envio através do email (info@centropinus.org).
Os que preferem a consulta digital poderão consultar e fazer download das edições neste link.