O Encontro Associativo do concelho de Proença-a-Nova alcança, em 2025, a sua décima edição. Este ano, o evento terá lugar na aldeia de Chão do Galego, no dia 18 de janeiro, pelas 14h00, reunindo as associações que contribuem para o dinamismo dos mais diversos pontos geográficos do concelho.
Esta iniciativa, que anualmente se realiza no mês de janeiro, tem como objetivo principal impulsionar mais um ano de atividade associativa, proporcionando um espaço de partilha e apresentação do calendário anual de eventos promovidos pelo Município. Em 2025, como nos anos anteriores, na parte final da sessão, as associações que manifestem interesse, previamente comunicado, poderão intervir perante a audiência para partilhar ideias e projetos.
Logo após a sessão de boas-vindas, conduzida pelo Executivo Municipal, será realizada uma sessão de capacitação e facilitação dinamizada pela empresa Mapa de Ideias, intitulada “Raízes – Valorizar, Preservar e Potenciar Comunidades”. Segundo a Mapa de Ideias, esta sessão promoverá “uma dinâmica criativa e reflexiva, centrada na construção de «Raízes para o Futuro», que simbolizam as intenções, dificuldades, ideias e aspirações para o trabalho colaborativo entre as associações locais”. A iniciativa visa estimular o diálogo e a criatividade, com vista à apresentação de soluções para o futuro do concelho.
Cada associação pode fazer-se representar por um máximo de dois elementos, devendo as inscrições ser enviadas até ao dia 15 de janeiro para o email associativismo@cm-proencanova.pt ou realizadas presencialmente na Casa das Associações de Proença-a-Nova.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.