Chef Rodrigo Castelo receberá “Medalha de Ouro” do Município na inauguração do 43º Festival Nacional de Gastronomia

O Executivo Municipal aprovou por unanimidade, na Reunião de Câmara desta segunda-feira, 14 de outubro, a atribuição da “Medalha de Ouro do Município de Santarém” ao Chef Rodrigo Castelo.

A cerimónia de entrega da mais alta distinção do Município vai decorrer na inauguração do 43º Festival Nacional de Gastronomia (FNG), que se realizará entre os dias 17 e 27 de outubro, na Casa do Campino em Santarém. Uma informação que já tinha sido adiantada por João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), na apresentação da edição de 2024 do FNG, que teve lugar a 1 de outubro, no “Chefs Agency Studio”, em Lisboa.

“É para nós um orgulho ter o Chef Rodrigo Castelo neste projeto ambicioso que continua a promover o Ribatejo, os seus produtos, as suas tradições, e a sua oferta turística, para o que muito veio contribuir a distinção do restaurante do nosso embaixador, o Ó Balcão, pelo Guia Michelin, que este ano foi galardoado com uma ´estrela Michelin´, e uma ‘Estrela Verde’, que destacou internacionalmente o extraordinário trabalho do chef no campo da sustentabilidade”, afirmou João Teixeira Leite.

Para Rodrigo Castelo, a sua missão sempre foi clara, “levar à mesa de quem o visita o melhor da gastronomia da sua região, respeitando a sazonalidade e sustentabilidade, e apresentando uma carta onde se privilegiam sempre os produtos do Ribatejo”.

Por essa razão, muito do seu tempo é dedicado a conversar com produtores locais para que possa compreender em profundidade a origem daquilo que leva para a sua cozinha. Desta forma, conhece o Rio Tejo através da visão de quem o vive diariamente, e como consequência faz do peixe do rio uma das suas matérias primas por excelência. Entre as distinções que ganhou até ao momento destacam-se as mais recentes: em 2024, elevou-se a história do Ó Balcão com a distinção de uma “Estrela Verde (sustentável)” e uma “Estrela Michelin”, as primeiras no distrito de Santarém. Até então, deteve a distinção de “Bib Gourmand” no Guia Michelin Espanha e Portugal nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023.

Em grande plano estão também as distinções como “Chef do Ano”, conferida pelo “Guia Boa Cama Boa Mesa”, do jornal Expresso, bem como o “Garfo de Ouro”, atribuído ao seu restaurante, Ó Balcão.

No seu currículo conta ainda com o “Garfo de Prata”, distinção conquistada em 2018. Para além do prémio “Restaurante de Cozinha Tradicional” da Revista Grandes Escolhas, em 2019; foi vencedor do “Troféu Portugal” promovido pelas Edições do Gosto, em 2018; recebeu também o prémio “Mesa Diária” em 2017, atribuído pela “Mesa Marcada”; chegou ao primeiro lugar na categoria “Restaurantes” no concurso “Revolta do Bacalhau”, em 2016; e recebeu o prémio “Melhor Cozinha de Autor” e a Medalha de Ouro no 6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, em 2016.

De referir que “a Medalha de Mérito do Município de Santarém destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas que se destaquem pelo seu significativo contributo no campo autárquico, nos vários ramos das ciências, na atividade cultural e desportiva, económica, humanitária, ou outras de notável importância e de causas e atos que produzam assinaláveis benefícios para a Cidade e ou para o Concelho, que justifique esse reconhecimento”.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: