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– 14-03-2014 |
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China tornou-se um "mercado estratégico" para vinhos portugueses
As exportações de vinhos portugueses para a China continental duplicaram nos últimos quatro anos, projectando aquele país como "um mercado estratégico" de Portugal, disse hoje à agência Lusa, em Pequim, um responsável do sector. "Há dez anos não exportávamos nada para aqui. O ano passado vendemos 12 milhões de euros", realçou o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, no final de uma acção de promoção na capital chinesa, que atraiu mais de 200 profissionais.
Juntando as novas Regiões Administrativas Especiais de Macau e Hong Kong, as exportações de vinhos para toda a República Popular da China somaram cerca de 19,5 milhões de euros, indicou o responsável. Pelas contas da ViniPortugal, a associação interprofissional do sector vitivinícola português, a China é já "o quinto maior mercado dos vinhos nacionais fora do espaço europeu", a seguir a Angola, EUA, Canadá e Brasil. "Portugal não produz apenas grandes jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo e Figo: também produz bons vinhos", disse Jorge Monteiro aos profissionais chineses que acorreram à prova da ViniPortugal realizada num conhecido hotel do centro de Pequim e regada com dezenas de marcas de 16 produtores. Foi a segunda promoção de vinhos portugueses na capital chinesa no espaço de dois dias, depois da prova organizada na quarta-feira pela Enoport num museu privado da cidade. Os profissionais chineses "são pessoas muito interessadas e atentas", disse Marta Galamba, enóloga da ViniPortugal. Depois da França, que chegou ao mercado já na década de 1980, Espanha, Austrália, África do Sul, Chile e outros países produtores de vinho estão também a tentar conquistar o paladar da emergente classe média local. "A concorrência não nos incomoda. Não competimos no volume, nem no preço: competimos na diferença", afirmou o presidente da ViniPortugal. Antes de Pequim, a ViniPortugal promoveu provas idênticas de vinho em Xiamen (dia 10) e Xangai (dia 14). A digressão assinala o início da colaboração entre a ViniPortugal e a Câmara de Comércio chinesa para a Importação e Exportação de Produtos Alimentares, cujo presidente, Bian Zhenhu, participou também na prova de Pequim. Fonte: Lusa
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