Chuva abundante no Norte e Centro deverá acabar com a seca nessas regiões em apenas 2 semanas!
Ao longo dos próximos 15 dias teremos chuva abundante no Norte e Centro.
A precipitação deverá ocorrer à passagem de uma série de perturbações e ondulações frontais, associadas a uma intensa corrente de oeste/noroeste, que já estávamos a prever há vários meses que se desenvolvesse em Novembro.
Com a passagem de uma série de perturbações bastante activas, não se descartam situações localmente significativas ao nível de trovoadas, queda de granizo, vento intenso ou inundações.
Esperamos a continuação deste padrão instável durante pelo menos 10-15 dias, as condições de circulação atmosférica apontam que Novembro seja, no seu total, bastante chuvoso em especial no Norte e Centro, e esperamos uma reversão total da situação de seca e défice hídrico nestas regiões. É certo que as barragens demorarão a encher mas o caminho é este!
Por outro lado, no Sul, esperamos um processo de gradual recuperação da situação de seca, mas com menos garantias quanto a uma total recuperação.
Adiantamos ainda que em Dezembro voltaremos a ter uma tendência para menos chuva, mas Janeiro e Fevereiro deverão voltar a ser mais chuvosos, pelo que o Inverno no seu total deverá ser bastante mais próximo do normal do que o Inverno passado. Estas são noticias positivas dado que em princípio retornaremos a uma situação mais normal ao nível dos recursos hídricos.