Chuva, barragens, rega e consumo de água – Daniel Graça

Artigo de opinião da autoria do professor Daniel Graça: “Se não chover abundantemente no próximo inverno vamos perder na agricultura e no turismo, sim, porque esta atividade precisa de muita água, se não houver água as pessoas não vêm para o Algarve”

Já devíamos estar a beneficiar do planeamento e programação do aproveitamento das águas no consumo doméstico e na agricultura, mas a incompetência instalada, ou outra coisa qualquer, conduziu-nos a esta situação de incerteza de fazer ou não investimentos na agricultura.

Não quero acreditar que vão deixar secar muitos milhares de pomares no valor de biliões de euros no Algarve. Enquanto os responsáveis discutem as diferentes opções e estratégias, o tempo passa e a água vai secando, depois vamos pagar as obras necessárias ao dobro do preço para serem feitas num curto espaço de tempo, talvez seja essa a principal estratégia.

O hábito de empurrar os problemas para a frente com a barriga só tem piorado a situação. Se não chover abundantemente no próximo inverno vamos perder na agricultura e no turismo, sim, porque esta atividade precisa de muita água, se não houver água as pessoas não vêm para o Algarve.

Segundo os dados estatísticos disponibilizados, 2021, pela Tavira Verde […]

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: