— Chuva significativa no litoral norte e centro, áreas montanhosas do norte e centro, e nos Açores.
Durante os próximos 7 a 10 dias teremos persistência de um fluxo perturbado de sudoeste a latitudes entre os 35 e os 45ºN, que afectarão em especial os Açores e o norte e centro do continente.
Teremos ainda transporte de ar anormalmente quente e húmido vindo dos subtrópicos.
Esperamos, assim, condições de vento por vezes forte do quadrante oeste, com passagem periódica de linhas de instabilidade de forte actividade.
Neste contexto, teremos precipitação intensa e persistente, principalmente em pontos do litoral e áreas montanhosas do norte e centro, não se descartam trovoadas e rajadas localmente significativas.
” Chuva intensa e localmente persistente, com risco de cheias e inundações. “
— Prognóstico detalhado.
Norte e centro de Portugal continental
Teremos precipitação intensa, por vezes persistente, em especial na faixa litoral e nas vertentes ocidentais das principais serras.
Entre a noite desta 3ª feira dia 19 e o dia 20 teremos a passagem de uma perturbação bastante vigorosa, que deixará chuva e vento forte em todo o território do continente, com risco de vento localmente significativo e trovoadas.
Posteriormente, uma sequência de perturbações deverá afetar o norte e centro, pelo menos até dia 25-26.
Teremos precipitação intensa, acompanhada por vento forte e possibilidade de fenómenos convectivos localmente significativos.
A chuva esperada, em conjunto com o degelo rápido nas montanhas Ibéricas, irá aumentar as probabilidades de cheias, em especial nas bacias do norte e do centro, incluindo a bacia do Douro.
Nos Açores, teremos a passagem de linhas de instabilidade bastante activas já nestes dias 19-20, com pausa no dia 21, e retorno da instabilidade a partir de dia 22.
Teremos risco de trovoadas, precipitação excessiva e vento localmente significativo em especial nas lhas dos grupos central e ocidental.
Atenção à possibilidade de derrocadas e de cheias.
Recomendamos precaução em especial em áreas baixas e susceptíveis a inundação e em meios urbanos.
NO SUL teremos tempo húmido com chuva ocasional, os totais de precipitação não serão extremos como no norte, mas os valores deverão atingir até 50 litros por metro quadrado em alguns locais, até dia 26.
O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.