A chuva voltou ao território nacional e a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explicou ao DN o que se pode esperar para os próximos dias.
A meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), admitiu esta quarta-feira ao DN que o regresso da chuva pode ajudar a melhorar a situação de seca moderada a severa que se tem registado no país durante os últimos meses. Contudo, assume que ainda não é suficiente para ultrapassar esse problema. Ainda assim, apenas a região nordeste de Trás-os-Montes está ainda em seca extrema.
Esta chuva vai-se manter no país todo?
A chuva começou esta semana e vai manter-se pelo menos até domingo dia 23. Se as previsões dos modelos numéricos se mantiverem, haverá uma pausa na próxima semana e depois regressará por volta de quinta-feira.
Estamos a falar de uma massa de ar quente e húmido, com grande conteúdo de vapor de água, que está a afetar toda a Península Ibérica. Tem uma grande extensão e à sua passagem acaba por precipitar e dar quantidades muito significativas em alguns locais. Nem todas as quantidades são elevadas, mas em alguns locais serão sim quantidades significativas.
A precipitação hoje e amanhã será pontualmente forte em alguns locais, principalmente nas regiões do norte e centro. Contudo também pode ocorrer num curto espaço de tempo alguma precipitação mais intensa também na região sul. A acompanhar esta precipitação mais intensa espera-se também que possam ocorrer algumas trovoadas.
A partir de sexta-feira tudo indica que esta situação meteorológica vai diminuindo de intensidade. Portanto, irá continuar […]