Clube de Produtores Continente

Clube de Produtores Sonae – Produtos nacionais de qualidade

Levar à mesa dos seus clientes o que de melhor se produz em Portugal através da aproximação aos produtores nacionais foi o objectivo da Sonae ao criar o Clube de Produtores, em 1998. Actualmente com cerca de 178 produtores nacionais associados, o Clube de Produtores Sonae leva aos clientes dos hipermercados Modelo e Continente e dos supermercados Modelo-Bonjour os melhores produtos nacionais, com o máximo controlo e qualidade, identificados com o selo de garantia do Clube.

Abrangendo as áreas de carnes, frutas e legumes e charcutaria, o Clube de Produtores Sonae é uma iniciativa que vai ao encontro da crescente procura de produtos de qualidade no mercado nacional e da necessidade de promoção dos produtos portugueses.
Um desafio da Sonae, uma resposta positiva dos produtores nacionais

O Clube de Produtores garante aos seus associados o escoamento anual da sua produção, exigindo, em contrapartida, o cumprimento rigoroso de elevados padrões de qualidade. Foi este o desafio lançado pelo Grupo Sonae aos produtores portugueses, concretizado em 1998, altura em que foram celebrados 158 contratos com 96 de sócios para a produção de aproximadamente 37 mil toneladas de carnes, frutas e legumes.

Dois anos depois, o Clube conta com mais de duas centenas de produtores nacionais, que representam 296 contratos anuais e quase 70 mil toneladas de produtos. O volume de negócios cresceu 113% desde 1998, ultrapassando actualmente os 10 milhões de contos anuais.
Selo garante controlo máximo e qualidade total

Todos os produtos oriundos do Clube de Produtores são produzidos de acordo com exigentes requisitos de segurança e qualidade e identificados com um selo que garante o controlo da sua origem.

De forma a assegurar a excelência da produção nacional de legumes, carnes, frutas e artigos de charcutaria durante todo o processo, os membros do Clube são acompanhados e apoiados no terreno por equipas técnicas especializadas da Modelo Continente, preparadas para os esclarecer e aconselhar.
Carne: BI assegura controlo de origem

No caso da carne, por exemplo, um produtor que queira juntar-se ao Clube e beneficiar do seu apoio deverá ter a sua exploração licenciada e demonstrar o cumprimento de rigorosas normas higienossanitárias.

Cada animal é identificado à nascença com um Bilhete de Identidade que permite controlar todo o seu ciclo de vida. O Clube de Produtores Sonae supervisiona todas as fases de produção, acompanhando o animal do nascimento até ao local de abate, controlado pela Modelo Continente e homologado pela União Europeia.

As peças seguem, depois, para a Central de Desmancha e Processamento de Carnes – a mais avançada em Portugal e uma das mais modernas da Europa -, onde é desmanchada e processada em diferentes formatos. Em seguida, é embalada em “atmosfera protectora”, que permite prolongar a sua qualidade e frescura.
Charcutaria
Compromisso entre segurança e sabor

Com o objectivo de manter o sabor da tradição, aliado à qualidade da produção da Charcutaria, o Clube de Produtores Sonae alia o processo tradicional de fabrico às condições de higiene e padrões de qualidade mais exigentes, assegurando, desta forma, a total preservação dos sabores nacionais.

A produção de queijos da Serra da Estrela e de Azeitão são exemplo deste procedimento: observando as regras higienossanitárias indispensáveis à garantia de máxima segurança para o cliente, os produtores conseguem manter o sabor da charcutaria nacional.
Legumes
Mais frescura, a qualidade de sempre

No Clube de Produtores Sonae, os produtores de legumes são aconselhados sobre os melhores tipos de culturas para os seus solos. Para garantir a máxima qualidade dos produtos cultivados, esta área de produção é pautada por um detalhado e abrangente caderno de encargos que assegura a obtenção dos melhores produtos nacionais.

Através de um organizado sistema de colheita e transporte, os legumes chegam das plantações às prateleiras dos hiper e supermercados no máximo de 24 horas.
Frutas
Na vanguarda da produção natural

Também a produção de frutas obedece a um caderno de encargos rigoroso, que supervisiona todo o processo produtivo. Consciente da importância da data da colheita – pela sua influência na doçura e no sabor –, o Clube de Produtores Sonae assegura que esta é realizada na altura certa, garantindo também a utilização exclusiva dos pesticidas que são permitidos e certificados.

Exemplo desta exigência pela qualidade é o desenvolvimento do novo conceito de Protecção Integrada na plantação de Maçã e Pêra Rocha. Este sistema permite reduzir o uso de pesticidas na fruta, combatendo as pragas e as doenças das culturas com inimigos naturais dessas ameaças que, ao contrário dos pesticidas, não têm influência directa no produto.

No seu terceiro ano de existência, o Clube de Produtores Sonae tem visto o número de associados crescer sustentadamente de ano para ano. O sucesso desta iniciativa prende-se, acima de tudo, com o espírito de verdadeira parceria estabelecida entre os produtores e a Sonae, enquanto Grupo de distribuição. Foi este espírito que presidiu ao nascimento do Clube de Produtores e é dele que a sua actividade se alimenta.

Clube de Produtores Sonae

Nota do Editor: Embora o presente texto não se trate de um artigo de opinião, entendemos que pelo seu interesse se justificava a sua publicação neste canal.


Publicado

em

por

Etiquetas: