[Fonte: CNA – Confederação Nacional da Agricultura]
Cerca de meia centena de lesados por Javalis nas culturas agrícolas e florestais, reuniu, ontem à noite em Anços, freguesia de Redinha, no concelho de Pombal, para debater o grave problema dos prejuízos causados à Lavoura pelos Javalis e outros animais selvagens.
Considerou-se então que, nas actuais circunstâncias, a dimensão dos prejuízos já causados e o descontrolo que se verifica com as populações de animais, nomeadamente de Javalis – que se transformaram numa autêntica “praga” à solta – reclamam a intervenção urgente e indispensável do ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, do Ministério da Agricultura e do Governo – entidades com competências e meios que não podem pretender “lavar as mãos como Pilatos” do problema.
Na situação que se vive nesta e em outras regiões, muitos pequenos e médios Agricultores estão já a deixar de (tentar) produzir, que sobretudo as suas sementeiras de Cereais (Milho) e de Hortícolas bem como culturas permanentes como Vinhas, como Olivais e Pomares novos, também Floresta nova – estão a ser muito afectadas (destruídas) pelos animais.
E sendo verdade que os animais selvagens em causa precisam de se alimentar, não é menos verdade que os Agricultores não podem ser obrigados a alimentá-los à custa do seu trabalho e do seu investimento produtivo.
Assim, e em síntese, reclama-se ao ICNF, ao Ministério da Agricultura e ao Governo :
— O levantamento dos prejuízos causados à Lavoura pelos animais selvagens, e por Javalis em especial, para atribuição de indemnizações aos lesados.
— O controlo das populações de Javalis em aspectos específicos da sua reprodução e mobilidade para, também assim, se obter a redução significativa do número de animais.
— O controlo sistemático do número de animais e do estado sanitário dos Javalis neste caso para prevenir epidemias como a tuberculose e a peste suína africana que, se deflagrarem por esta via, podem constituir um desastre sanitário e económico no sector da Suinicultura Regional e Nacional, para lá de também ameaçarem a Saúde Pública l
Agricultores, CNA e Filiadas não vão cruzar os braços…
Perante a gravidade deste problema com os prejuízos provocados à Agricultura Familiar por animais selvagens e por javalis em especial, e caso não cheguem, depressa, respostas favoráveis às justas reclamações que se apresentam ao ICNF, ao Ministério da Agricultura e ao Governo, os Agricultores afectados, com a CNA e Filiadas, não vão desistir de lutar pelos seus direitos e interesses muito legítimos
Assim, são de prever, desde já e no curto prazo, novas acções de protesto e reclamação.
28 de Março de 2019
A UADL- União de Agricultores do Distrito de Leiria
Com apoio da CNA