CNA participa no seminário Mais Agricultoras = Melhores Alimentos. Como a PAC desenha as nossas produções, paisagens e alimentos

A CNA participou nos dias 2 e 3 de Julho no seminário “Mais Agricultoras = Melhores Alimentos. Como a PAC desenha as nossas produções, paisagens e alimentos”, promovido pelo Sindicato Labrego Galego (SLG), em Santiago de Compostela, Galiza.

Durante os dois dias, discutiu-se a Política Agrícola Comum (PAC) e analisou-se a forma como influencia os nossos sistemas alimentares. A discussão esteve dividida em temas como “as lutas”, “o passado, consequências e futuro da aplicação da PAC”, o Meio Ambiente, a Alimentação e as Pessoas, as Mulheres, entre outros aspectos.

Os participantes, de diversas organizações, agricultores, técnicos e académicos convergiram na análise de que esta PAC não defende os modelos de produção e consumo mais sustentáveis e democráticos, como as pequenas e médias explorações e a Agricultura Familiar, apoiando e incentivando, por sua vez, o grande agro-negócio que tem impactos muito negativos sobre a qualidade da alimentação, sobre o território, o ambiente e a degradação dos rendimentos das pequenas e médias explorações e sobre a Soberania Alimentar dos países e regiões.

Vitor Rodrigues, da CNA, interveio na Mesa sobre “A PAC e a Alimentação”, abordado o tema “Soberania Alimentar e PAC”. Leia aqui a sua intervenção.

O artigo foi publicado originalmente em CNA.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: