A Feira de Vinhos do 1º Concurso Cidades do Vinho organizada pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento já esta a decorrer na plataforma de comércio digital SmartFarmer.pt o marketplace social gerido pela ONG Oikos-Cooperação e Desenvolvimento.
Esta feira, à semelhança Concurso Cidades do Vinhos, promove os vinhos associados ao seu território. Entre 9 e 13 de junho, o SmartFarmer vai marcar presença na Feira Nacional de Agricultura – Feira do Ribatejo, para dar a conhecer os vinhos premiados. Até 8 de julho os vinhos estão disponíveis para compra online no SmartFarmer.
Desde junho de 2020, que a AMPV trabalha com o SmartFarmer.pt para promover a digitalização de pequenos e médios vitivinicultores, dando-lhes acesso a um novo canal de escoamento online. “Esta Feira de Vinhos é uma oportunidade de envolver também os apreciadores de vinho, que a partir de qualquer ponto do país, podem juntar-se a nós nesta celebração do que de melhor se faz em Portugal e receber, no conforto de sua casa, vinhos cuja qualidade é inquestionável”.
A feira digital resulta duma parceria entre o SmartFarmer, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Uma celebração do território
João Fernandes, diretor executivo da Oikos, afirma que “a essência fundamental do SmartFarmer é a valorização integrada e conjunta do território, dos produtores e dos produtos endógenos. O Concurso Cidades do Vinhos dá o devido, e merecido, valor ao território onde os vinhos são produzidos. Por sua vez, a Feira facilita uma aproximação entre consumidores e produtores, possibilitando a compra direta e sem intermediários aos viticultores”. Acrescenta ainda que “é essencial garantirmos a valorização dos produtos endógenos, de modo a garantir a preservação da sua origem, da sua qualidade, mas também a promoção da nossa excelência e divulgação do nosso valor”.