fruta e vegetais

Comércio agroalimentar da UE aumentou 25% em janeiro

O valor total do comércio agroalimentar da União Europeia atingiu os 28,3 mil milhões de euros em janeiro de 2022, um aumento de 25% comparado com o mesmo período do ano passado e mais 16% que a média dos últimos três anos. As exportações atingiram os 15,8 mil milhões e as importações os 12,5 mil milhões, representado aumentos de 16% e 38% respetivamente.

Em comunicado, a Comissão Europeia nota que se manteve assim a continuação da tendência de menos exportações e mais importações no comércio agroalimentar, iniciada no outono de 2021. O equilíbrio da balança comercial caiu 50% face a setembro.

Na exportação, a UE exportou mais para o Reino Unido (+36%) e para os Estados Unidos da América (+21%), países que, em conjunto com a China, totalizam 40% de todas as exportações.

No Reino Unido, o aumento de 894 milhões de euros, atingiu os níveis de 2020 e foi resultado do crescimento das exportações de aves de capoeira, ovos, legumes, cerveja, sidra e outras bebidas. No caso dos EUA, o aumento foi de 323 milhões, devido aos cereais, aves de capoeira e ovos. As exportações para a China diminuíram 28%, o que resulta numa quebra de 414 milhões de euros.

Do outro lado da moeda, os EUA, o Brasil, o Reino Unido e a Ucrânia totalizaram 35% de todas as importações. O maior aumento foi nas importações do Reino Unido, que cresceram 137%, devido ao vinho, produtos baseados em vinho, aves de capoeira e ovos. Apesar do crescimento, os valores mantêm-se 21% inferiores aos de janeiro de 2020.

Antes da invasão russa, as importações da Ucrânia tinham crescido 88%, face ao ano anterior. O aumento foi causado pela importação de cereais, que por sua vez cresceu 136% (258 milhões de euros).

Strong increase in EU agri-food trade reported in beginning of 2022

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: