O Comissário Europeu da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, vai visitar, esta terça-feira, explorações agrícolas nos concelhos de Leira e Pombal, afetadas pelo “comboio de tempestades” que atingiram Portugal desde o final de janeiro.
Em comunicado, enviado às redações, o Ministério da Agricultura e Mar informa que a visita acontece depois de o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, o ter convidado a visitar os locais fortemente afetados pelas tempestades para que possa “conhecer a dimensão dos estragos causados”.
A visita ao “terreno” tem lugar numa altura em que a Comissão Europeia tem na mão um pedido de Portugal para que acione a reserva de crise para a agricultura, feito há 15 dias, pelo responsável da tutela.
O pedido foi feito face às estimativas preliminares que apontam para prejuízos na ordem dos 500 milhões de euros no setor agrícola, ou seja, mais do que a própria dotação anual para os 27 daquele mecanismo europeu permite resposta rápida em caso de crises que afetem a produção ou distribuição agrícola (450 milhões de euros).
Acrescem – segundo o Governo – danos estimados em cerca de 275 milhões de euros no setor florestal, a agravar o impacto económico causado pelos recentes fenómenos meteorológicos adversos.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas pela passagem das tempestades, que levaram o Governo a declarar o estado de calamidade em 68 concelhos, o qual vigorou até domingo.