A convite do ministro da Agricultura e Mar, o comissário europeu Christophe Han irá ao terreno para conhecer a dimensão dos estragos causados pelas tempestades.
PEDRO CASTANHEIRA E CUNHA
O Comissário Europeu da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, vai visitar na terça-feira explorações agrícolas, nos concelhos de Leiria e Pombal, afetadas pelas tempestades que atingiram Portugal, informou esta segunda-feira o Ministério da Agricultura e Mar.
Em comunicado, o ministério informa que a visita acontece depois de o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, ter convidado o comissário para visitar os locais fortemente afetados pelas tempestades e de Portugal ter solicitado à Comissão Europeia que acione a reserva de crise para a agricultura, um mecanismo com uma dotação anual total para a União Europeia de 450 milhões de euros.
Segundo um comunicado enviado às redações pelo Ministério da Agricultura e Mar, o pedido para acionar o fundo foi “feito face às estimativas preliminares que apontam para prejuízos na ordem dos 500 milhões de euros no setor agrícola“.
A estes custos, o ministério evidencia mais cerca de 275 milhões de euros em prejuízo no setor florestal.
O Comissário Europeu da Agricultura vai reunir-se com o ministro da Agricultura e, depois vai ao terreno, o que permitirá “conhecer a dimensão dos estragos causados pelas tempestades”, segundo o ministério.