Os desafios e as oportunidades globais do setor do vinho da UE são discutidos no Porto por 26 líderes de algumas das principais empresas vitivinícolas da UE durante a segunda edição do “Clube dos CEOs” do CEEV.
No dia 18 de outubro, o Comité Européen des Entreprises Vins (CEEV) organizou a segunda edição do seu “Clube de CEOs” no Porto, Portugal.
O evento reuniu 26 representantes de alto nível (ver lista em baixo) das principais empresas vitivinícolas da Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal, para discutir as principais ameaças e oportunidades com que o setor do vinho da UE se vê confrontado.
O Presidente do CEEV e da reunião, Mauricio González Gordon, explica: “Estou satisfeito por finalmente termos podido organizar a segunda edição do Clube dos CEOs. Esta reunião é uma oportunidade para os líderes das empresas vitivinícolas da UE se reunirem, para discutir as principais questões que estão em jogo no nosso setor e moldar a estratégia a longo prazo do CEEV. Manter uma reputação coletiva, como um setor, é um pré-requisito para as empresas vitivinícolas“.
Recebido pelo Presidente da Sogrape, Fernando Guedes, o Clube de CEOs reuniu na Casa Ferreirinha, seguindo-se uma visita à histórica Quinta de Azevedo. “É para mim uma grande honra acolher a segunda reunião do CEEV Clube dos CEOs. Acredito profundamente na colaboração entre pares como a melhor forma de assegurar a sustentabilidade e continuidade do nosso setor, especialmente tendo em conta a dimensão global dos desafios que enfrentamos“, declarou Fernando Guedes.
Nesta segunda edição, os líderes das empresas vitivinícolas discutiram três assuntos de extrema relevância para a reputação do setor vitivinícola: a relação entre o consumo de vinho e sociedade, o conceito de sustentabilidade no setor vitivinícola e as oportunidades oferecidas pelos vinhos sem álcool e com baixo teor alcoólico.
“Foi importante para a nossa Associação Europeia estar em contacto com os líderes das empresas vitivinícolas que representamos para compreender melhor a sua visão sobre questões-chave. As ameaças e oportunidades são hoje globais e reunir líderes vitivinícolas de diferentes países da UE para partilhar, discutir e coordenar foi uma iniciativa bem-vinda para todos“, disse Ignacio Sánchez Recarte, Secretário-Geral do CEEV.
A primeira edição deste evento teve lugar em Barcelona, em 2019, antes da pandemia da Covid-19. São organizadas reuniões do Clube dos CEOs para sustentar o planeamento estratégico do CEEV a longo prazo, em paralelo com a colaboração quotidiana com as associações nacionais membros do CEEV. A próxima reunião do Clube dos CEOs deverá ter lugar em França.
Fonte: ACIBEV