O grupo de Juan Roig chega com estatuto de líder em Espanha e fatura três vezes mais do que os dois maiores operadores lusos, liderados pelas famílias Azevedo e Soares dos Santos
Em Roma sê romano, diz o ditado popular que inspirou a estratégia definida pelo presidente da Mercadona, Juan Roig, um dos homens mais ricos de Espanha, para conquistar Portugal. “Seremos 100% portugueses”, diz o empresário que apostou na criação da empresa lusa Irmadona para operar no mercado nacional e na adaptação de 50% da oferta ao consumo local.
Mas a presença no país deste grupo familiar fundado em 1977, liderado desde 1981 por Juan Roig, que controla 80% do capital com a sua a mulher Hortensia, também representa um confronto com os dois clãs portugueses que dominam o mercado nacional, os Azevedo, da Sonae, e os Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, como referia o “El País” há uma semana, três dias antes da inauguração da primeira loja lusa da Mercadona, em Gaia.
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