Companhia das Lezírias obtém certificação “Pecuária Baixo Carbono”

A Companhia das Lezírias anunciou que obteve a certificação “Pecuária Baixo Carbono”, atribuída pela AGRICERT, que distingue a adoção de práticas agropecuárias sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

De acordo com o comunicado de imprensa, o processo de certificação analisou de forma abrangente todas as fontes de emissões associadas à atividade pecuária da Companhia das Lezírias, incluindo a fermentação entérica dos animais, a gestão de efluentes pecuários, o uso de fertilizantes, a maquinaria agrícola e os solos agrícolas.

&nbsp

Além disso, foram igualmente contabilizados os principais mecanismos de sequestro de carbono presentes na extensa área de montado da exploração.

“Esta distinção confirma que a Companhia das Lezírias é mesmo o grande pulmão verde da cidade de Lisboa e, como indica o relatório de auditoria, o primeiro ano de certificação é ponderado como ano zero pelo que, considerando a dimensão do nosso montado, estimamos que no final de 2026 seremos a exploração pecuária com maior retenção de dióxido de carbono equivalente em Portugal.”, destacou Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias.


&nbsp

O relatório de auditoria concluiu que o balanço global de carbono positivo da Companhia das Lezírias é garantido, sobretudo, pelo contributo das pastagens semeadas biodiversas, ricas em leguminosas, e pela presença de extensas áreas arborizadas, que permitem um sequestro significativo de CO₂e.

Já João Fonseca, Diretor de Sustentabilidade da Companhia das Lezírias, esclareceu que “o reconhecimento do sequestro de carbono associado à atividade pecuária, reflete, acima de tudo, uma preocupação e investimento sério da Companhia das Lezírias na sustentabilidade como pilar central de toda a sua produção”.

&nbsp

&nbsp

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: