[Fonte: CNA]
Provenientes de alguns Concelhos da Região, Delegações de Lesados pelos Javalis, e também por Veados e Corças, vão concentrar-se, na próxima Quarta-Feira, a partir das 10 h 30, frente à delegação da DRAPCentro, na Av. Fernão de Magalhães (perto da antiga Rodoviária).
Enquadrados pela CNA e filiadas – ADACO – BALAGRI – UADL – os Agricultores lesados vêm protestar contra a situação e reclamar, ao ICNF, ao Ministério da Agricultura e ao Governo, bem como a outros Órgãos de Soberania, indemnizações e outras medidas urgentes para acudir ao grave problema dos prejuízos provocados à Agricultura – em culturas como Hortícolas, Milharais, outros Cereais, Pomares, Olival, Vinhas, Soitos, mesmo Floresta nova. São avultados e consecutivos tais prejuízos em especial provocados por javalis, e nalguns casos, também por veados e corças.
As populações desses animais estão fora de controlo em extensas Regiões.
Muitos pequenos e médios Agricultores, bastante “castigados” por essas “pragas”, assumem que não podem continuar a (tentar…) produzir, o que também implica a redução da produção agrícola regional e nacional.
Acresce que há o perigo real de se precipitarem problemas graves com a (falta de) Sanidade destes animais, com especial destaque para a peste suína africana.
Perante uma situação descontrolada, o ICNF, o Ministério da Agricultura e o Governo, têm que intervir para a sua correcção, a todos os níveis e âmbitos.