Num projeto financiado pelo Fundo Ambiental o Instituto Politécnico de Santarém promove, em parceria com o Clube de Pesca “Pica e Puxa” uma prova inovadora de pesca desportiva.
No próximo dia 2 de março será realizada a primeira Prova de Pesca Desportiva dirigida à captura do peixe-gato-Europeu (Silurus glanis). Pretende-se demonstrar que os pescadores lúdico-desportivos da região podem contribuir para o controlo populacional desta espécie exótica invasora no rio Tejo. Também se pretende sensibilizar para os impactos da presença desta espécie nos ecossistemas dulçaquícolas e, ao mesmo tempo, promover formas sustentáveis para o seu aproveitamento.
A competição terá início logo pela manhã, com a concentração dos participantes às 07h30, seguida do sorteio dos pesqueiros às 07h45. E a saída para os locais de pesca às 08h00. A prova decorrerá entre as 09h30 e as 13h30, altura em que os participantes regressarão ao ponto de encontro para um momento de convívio com degustação de pratos confecionados com o peixe-gato-Europeu, ao mesmo tempo que decorrerá a cerimónia de entrega de prémios.
Além da componente desportiva, contar-se-á com uma demonstração culinária ao vivo conduzida pelo Chef Bruno Dias, do Restaurante “O Castelo”, de Belver. Após a captura dos exemplares adultos de peixe-gato-Europeu, os participantes poderão assistir à preparação e confeção deste peixe, uma iniciativa que pretende evidenciar o seu potencial gastronómico e promover alternativas sustentáveis para o aproveitamento da espécie invasora.
Convidamos os órgãos de comunicação social a divulgarem esta informação e a estarem presentes nesta prova de pesca, para acompanharem de perto este projeto que alia pesca desportiva, sustentabilidade e gastronomia.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.