Confagri pede que reprogramação do PEPAC fomente investimento agrícola

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) emitiu hoje, 4 de Julho, um comunicado em que deixa o apelo de que a nova reprogramação do Plano Estratégico da Politica Agrícola Comum (PEPAC) para Portugal no período 2023-2027 «deve aumentar o investimento agrícola». «Esta reprogramação é a oportunidade de recuperar a retracção que o investimento agrícola tem vindo a sofrer nos últimos anos», diz Nuno Serra, secretário-geral da Confagri.

Segundo Nuno Serra, «abdicar de mais investimento é hipotecar o futuro do desenvolvimento económico e da renovação geracional no sector agroalimentar». Para a Confagri, «só garantindo um melhor rendimento aos agricultores e incentivando o investimento se poderá garantir que, no futuro, os agricultores portugueses estarão a competir de igual para igual no mercado global».

A entidade defende que «as políticas públicas devem ser usadas para fomentar a produção e apoiar quem produz, pelo que garantir a gestão activa do nosso território deve ser uma prioridade nacional». Tendo em conta que «a gestão activa e produtiva assenta nos incentivos públicos ao investimento», a Confagri sublinha que «a possibilidade de reduzir o investimento não é a melhor opção para garantir a tão desejada inovação, desenvolvimento, produtividade, competitividade do sector agroalimentar e a necessária coesão territorial».

Recorde-se que a reprogramação do PEPAC está inscrita no programa do actual Governo e que o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de Junho, que o objectivo desta reprogramação é aumentar o rendimento do setor. No site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral é possível consultar a «versão integral da reprogramação 2024», aprovada a 25 de Junho, e a «decisão de execução da Comissão», da mesma data, que aprova a reprogramação.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: