O SNPC – Sindicato Nacional da Proteção Civil realizou este fim de semana, no Porto, a 1ª Conferencia sobre os Bombeiros Portugueses e o seu futuro. Este evento contou com a participação do Presidente da ANEPC, Brigadeiro General Duarte Costa, o Comandante Nacional da ANEPC, André Fernandes, o Vice-Presidente da LBP, Emanuel Santos, o Comandante dos BV de Nelas, Filipe Guilherme, entre muitas outras personalidades que muito nos honraram com a sua presença. Um particular agradecimento ao nosso Anfitrião, Dr. Mário Mourão, Vice-Presidente da UGT e também Presidente do Sindicato do Setor Financeiro de Portugal, que tão bem, nos recebeu em sua casa.
Houve uma grande convergência naquilo que é essencial para podermos avançar na construção de um novo paradigma para os bombeiros, com o aumento dos salários, com uma carreira que prestigie estes profissionais, os Estatuto do Bombeiro Profissional e Voluntário, e ainda o modelo de Comando Único, que nos parece haver muita convergência nesta inevitabilidade.
Esteve ainda em debate o apoio às Associações Humanitárias que deve ser atualizado substancialmente, de modo a dotar os Corpos de Bombeiros de Recursos Humanos, bens e serviços absolutamente necessários à sua atividade.
Por estes meses e anos, tanto se ouviu falar de Bombeiros, pelas mais diversas personalidades, seja pela sua “espinha dorsal da Proteção Civil” ou pela sua “coluna vertebral” e ainda que “Bombeiros insatisfeitos, injustiçados e mal dotados de equipamento ou formação serão certamente um problema muito complicado para os agentes políticos num futuro não muito distante”.
Precisamos de levar as palavras aos atos, é assim urgente valorizar os Bombeiros e se assim não o for, o SNPC-Sindicato Nacional da Proteção Civil cá estará para lembrar aos nossos governantes e demais Entidades, que se cumpra com o reconhecimento das Bombeiras e Bombeiros deste país.
Esta Conferência foi, no entender do SNPC-Sindicato Nacional da Proteção Civil, o início de uma mudança para este Exército de Homens e Mulheres, que vivem à demasiado tempo, na ânsia da mudança e que necessitam de quem os defenda com sentido de responsabilidade e não como um mero instrumento eleitoral ou protagonismo de ocasião.
O SNPC organização sindical dos Bombeiros, defende:
Melhores salários e reconhecimento profissional, assim como os seus direitos laborais e sociais e ainda, no que diz respeito à Organização, ao financiamento, à formação, ao Estatuto, às Carreiras, às Reformas, etc.
O SNPC está disponível para travar as lutas que sejam necessárias, e também, para participar nas reuniões que entenderem, em parceria com todos, e em particular com a ANEPC, com a LBP e o MAI-Ministério da Administração Interna.
As Bombeiras e Bombeiros deste País, podem contar com o SNPC.
O nosso compromisso é com os trabalhadores!
Valorizar e Dignificar o Trabalho e os Trabalhadores!