Confraria das Tripas à Moda do Porto: gastronomia e a cultura unidas no XX Capítulo de Entronização

O lindíssimo Palácio da Bolsa celebrou no passado dia 5 de outubro o prato icónico e símbolo da cidade: Tripas à Moda do Porto, com a realização do XX Capítulo de Entronização da Confraria das Tripas à Moda do Porto, uma das mais ricas tradições gastronómicas de Portugal. Este prato, símbolo da cidade Invicta, “continua a ser um orgulho para todos nós e uma autêntica herança culinária”, afirmou Manuel Moura, presidente da Confraria.

A cerimónia recebeu 24 novos Confrades Efetivos e destacou-se pela entronização de sete novos Confrades de Honra, personalidades reconhecidas pelo seu trabalho nas áreas da comunicação social, vinhos, música, desporto e ensino. Entre os homenageados encontram-se: Fernando Soares Gomes da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Futebol; João Miguel dos Santos Gonçalves, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares; Jorge Gabriel, apresentador de televisão; Maria Helena Ribeiro Duarte, diretora da revista Paixão Pelo Vinho; Óscar Meireles, sócio-gerente da Quinta da Lixa; Pedro Abrunhosa, músico; e Sónia Araújo, apresentadora de televisão.

Durante a cerimónia de entronização, o Fiel das Usanças, António Montenegro, destacou os valores e tradições que todos os Confrades devem honrar: “Para que a vossa entrada nesta confraria corresponda a uma verdadeira adesão, tereis agora que assumir um compromisso de Honra. O lema da nossa confraria é ‘manter a tradição’: a tradição da honra e lealdade; a tradição de bem comer e bem beber; a tradição da amizade, ressonância do granito desta cidade; a tradição de promover a gastronomia nacional, elevando-a e promovendo-a; a tradição de manter os amigos; a tradição de debater com espírito aberto todos os problemas e questões; a tradição de comer e dar a comer as tripas à moda do Porto; a tradição de lutar contra tudo que se oponha à nossa liberdade; a tradição de honrar o nosso patrono, o Infante Dom Henrique, e o seu espírito de aventura.

Ao perguntar se estavam dispostos a honrar estas tradições, os novos Confrades responderam em uníssono: “Sim, estou pronto a honrar esta Confraria, mantendo vivas estas tradições e comendo esse prato de tripas, prova de valentia e coragem, receita única feita de sabores portugueses, enriquecida pelas especiarias do mundo descoberto pelos nossos antepassados”. O Fiel das Usanças então proclamou: “Sois agora membros completos desta Confraria, apenas vos falta o teste público”. Nesse momento, ao seu sinal, entraram as Tripas à Moda do Porto, que foram distribuídas aos novos confrades para cumprir o ritual de prova final.

Terminada a cerimónia do XX Capítulo de Entronização, seguiu-se a entrega de uma coroa de flores junto à estátua do patrono Infante Dom Henrique e o Jantar de Gala, no Pátio das Nações. Uma noite de sabor e brilho, onde não faltaram atuações musicais, baile e animação com DJ noite dentro.

A Confraria das Tripas à Moda do Porto que eleva, assim, o número total para 106 Confrades de Honra e 372 Confrades Efetivos, continua a preservar e promover o prato tradicional que é símbolo da cidade, fortalecendo os laços entre gastronomia, cultura e história, não só no Porto, mas em todo o país e além-fronteiras.

A Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto tem como missão preservar, promover e divulgar o prato emblemático da cidade, as Tripas à Moda do Porto, valorizando não apenas o seu valor gastronómico, mas também o seu significado histórico, cultural e económico. Com o objetivo de assegurar a autenticidade e a evolução natural da cozinha tripeira, a Confraria dedica-se à investigação do património gastronómico portuense, abrangendo receitas, técnicas tradicionais, produtos locais e a história das antigas casas de comida.

Através de eventos, concursos e mostras gastronómicas, a Confraria promove a cozinha tripeira tanto a nível nacional como internacional, garantindo que o prato tradicional das Tripas à Moda do Porto continua a ser reconhecido e apreciado por diferentes gerações e culturas. Além disso, procura sensibilizar os restaurantes para a importância de manter viva a tradição gastronómica do Porto. Outro pilar importante da sua missão é a criação de uma carta gastronómica da cidade, destacando não só as Tripas à Moda do Porto, mas também outros pratos típicos, como sopas, entradas, pratos de peixe, carne e sobremesas, promovendo encontros gastronómicos em restaurantes locais e fora da cidade, criando pontes culturais e de partilha culinária.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: