Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva debate potencial e fragilidades do setor

O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva realiza-se em Ourique, dia 14 e 15 de novembro, e pretende fazer uma reflexão sobre o potencial e as fragilidades do setor.

De acordo com o comunicado de imprensa, as entidades organizadoras identificaram a necessidade de uma renovação geracional como uma das questões centrais a ser discutida, tal como a reivindicação de medidas de apoio específicas na Política Agrícola Comum (PAC), “que integrem e valorizem este tipo de agricultura desenvolvida no ecossistema de montado/dehesa, o que é uma especificidade da Península Ibérica”.

&nbsp

A renovação geracional integra um painel de análise e discussão, tal como, em outros painéis, a Sanidade Animal e Vegetal, a Produção em Extensivo e o Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado/Dehesa.

Estes apresentam-se como os principais temas dos painéis, que vão juntar agricultores, produtores pecuários, técnicos e políticos, “numa reflexão à escala ibérica que pretende congregar os principais anseios e reivindicações dos agricultores e produtores pecuários do extensivo”, explica a nota de imprensa.

&nbsp

Segundo a comunicação, os oradores são investigadores, responsáveis técnicos de organismos da administração pública, agricultores e responsáveis de organizações de produtores de Portugal e de Espanha, políticos nacionais e comunitários.

O Congresso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias de España e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas. Além disso, conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

&nbsp

Até dia 31 de outubro, as inscrições estão abertas a produtores e a todas as pessoas que tenham interesse nestas matérias.

&nbsp

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: