O Conselho Empresarial Afro-Caribenho, criado na quinta-feira em Barbados, vai fomentar oportunidades de negócios entre as duas regiões na agricultura, pescas e turismo, disse à Lusa a presidente do Conselho Empresarial Africano.
“Acabámos de assinar o memorando de entendimento para o estabelecimento do Conselho Empresarial Afro-Caribenho, que irá fomentar as ligações comerciais entre o continente africano e as Caraíbas e ver oportunidades de negócios e investimentos na agricultura, na pesca, no turismo”, entre outros setores, disse à Lusa Amany Asfor, à margem do AfriCaribbean Trade and Investment Forum (ACTIF2022), que termina hoje em Barbados.
Segundo uma nota da organização, o acordo que estabelece o Conselho Empresarial Afro-Caribenho (ACBC, na sigla em inglês) foi assinado entre o Conselho Empresarial Africano (ABC, na sigla em inglês) e a Organização Caribenha do Setor Privado para promover a cooperação neste setor e aprofundar as relações empresariais, comerciais, de investimento entre o setor privado e as pessoas da Comunidade das Caraíbas (CARICOM) e a União Aficana (AU).
A presidente do ABC, uma organização-chapéu que representa o setor privado em todo o continente, que é “a voz do setor privado africano”, mostrou-se confiante de que o acordo vai permitir “muitas oportunidades de negócios” para as empresas africanas.
Exemplificou com o caso de uma empresa egípcia de aquacultura, uma das 10 maiores do mundo, que já começou a cooperar com empresas nas Caraíbas para construir explorações aquícolas e fábricas de processamento de pescado.
“Estamos felizes por abrirmos essas ligações empresariais e por abrirmos novos mercados para os nossos serviços comerciais e para os produtos africanos, assim como para o turismo”, disse ainda Asfor, referindo o objetivo de criar um “grande roteiro de África” que se estenda “do Cairo ao Cabo”, que poderá ser promovido também nas Caraíbas, concretizando a visão do ABC de um continente “competitivo, sem fronteiras, inovador” com “comércio, investimento e industrialização”.
Organizado pelo Afreximbank e o Governo de Barbados sob o lema “Um Povo. Um Destino. Unir e Reimaginar o nosso Futuro”, o ACTIF2022 visa fortalecer os laços económicos entre África e as Caraíbas, região que a União Africana considera a sexta região de África.