O Polo de Inovação Digital SFT-EDIH recebe o Selo de Excelência da Comissão Europeia, pelo mérito dos trabalhos propostos no âmbito da digitalização das pequenas e médias empresas do sector agroalimentar.
O programa de Digitalização Europeu reconheceu a candidatura Smart Sustainable Farms Foods and Trade European Digital Innovation Hub (SFT-EDIH), coordenada pela BGI S.A., como altamente relevante na dinamização da digitalização do sector agrícola europeu. Este importante reconhecimento dá seguimento ao reconhecimento nacional de Pólo de Inovação Digital nacional (DIH).
A missão do SFT-EDIH é ser um balcão único da cadeia de valor agroalimentar que ajudam as PME na transição para sistemas alimentares sustentáveis no âmbito da política europeia do Prado ao Prato, o que permitirá que estas fiquem mais aptas a responder dinamicamente aos desafios digitais e, consequentemente, mais competitivas. O SFT-EDIH atuará na implementação de serviços alavancando um novo conceito de “biomarcadores digitais” agrícolas que podem minimizar drasticamente a pegada ambiental, promover uma economia circular baseada em subprodutos da cadeia e permitir a rastreabilidade total dos produtos.
O SFH-EDIH, é o único DIH reconhecido nacional no sector Agro-alimentar e resulta da fusão de 3 iniciativas concorrentes promovidas pela BGI, CAP e Smart Farm COLAB, cuja complementaridade permitiu endereçar os principais desafios de digitalização de produtores, processadores e distribuidores, cobrindo toda a cadeia de valor, do prado ao prato.
O consórcio completo é constituído por 28 entidades líder portuguesas, que combinam competências digitais tecnológicas específicas, bem como competências agronómicas e outras transversais, que abrangem todas as áreas agrícolas. cadeia de valor alimentar, do Prado ao Prato. O consórcio disponibiliza um conjunto de 19 serviços de pré-mercado complementares às ofertas de atuais no mercado e tem como objectivo servir 6 000 beneficiários em 3 anos. Os Pólos Europeus de Inovação Digital (EDIHs) funcionam como balcões únicos que ajudam as PME a responder dinamicamente aos desafios digitais e a tornarem-se mais competitivas.