Candidata representou a freguesia de Vale do Paraíso.
A candidata da freguesia de Vale do Paraíso – Constança Alexandre, de 19 anos, foi a grande vencedora da eleição Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2025, organizada pela Câmara Municipal, no passado domingo, 06 de julho. O espetáculo decorreu na Praça do Município, em Azambuja, freguesia da Rainha 2024 – Maria Rei, que assim passou o testemunho à sua sucessora.
Esta eleição premiou, ainda, Catarina Almeida (23 anos), representante da freguesia de Azambuja, como 1ª Dama de Honor, e Madalena Silva (18 anos) da freguesia de Vila Nova da Rainha, como 2ª Dama de Honor.
Catarina Almeida acumulou, ao título de 1ª Dama de Honor, a faixa do Prémio Simpatia, considerada pelas suas companheiras como a mais divertida e simpática do grupo. Por sua vez, Madalena Silva, de Vila Nova da Rainha, somou ao título 2ª Dama de Honor também o Prémio Fotogenia.
Participaram, ainda, Ana Carolina Martins (19 anos), em representação da Freguesia de Alcoentre; Letícia Costa (19 anos) pela Freguesia de Aveiras de Cima; e Lara Vieira (20 anos), a representar a União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.
O espetáculo desta noite de domingo ficou marcado pela graciosidade e alegria das jovens participantes, contando com os habituais três desfiles; o primeiro em traje regional, o segundo em roupa casual e, por fim, o desfile em traje de gala. Além de serem avaliadas numa entrevista prévia com os elementos do júri, durante o último desfile as candidatas dirigiram-se ao público presente no espetáculo destacando os pontos de interesse das suas freguesias e lançando, a todos, o convite para uma visita.
A abertura do evento contou com uma atuação de dança oriental e de fusão, com “Raquel Fusion Bellydance”. Em complemento ao espetáculo, foram várias as propostas de animação, nomeadamente o momento “Amália Vive!”, protagonizado pelas fadistas Sónia Gomes e Teresa Rico, pelos guitarristas Nuno Ezequiel e Ginestal Martins, ainda abrilhantado com a participação da Escola de Sevilhanas de Azambuja – “Las Hermosas” e com a bailarina de dança contemporânea Letícia Marques. Maria Rei – a Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2024, também apresentou ao público o seu novo projeto, com o nome artístico “Rey Alma”, que consiste na fusão do fado com a música pop e ritmos latinos. A terminar o conjunto de animações da noite, o cantor Rui Drumond deu voz ao espetáculo “Retro Session”, com grandes clássicos da música rock.
No final de uma noite cheia de juventude, cor e emoção, Constança Alexandre, da Freguesia de Vale do Paraíso, sucede a Maria Rei, de quem recebeu a coroa, como nova Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja. No próximo dia 06 de setembro, em Vila Viçosa, Constança Alexandre irá defender as cores do Município de Azambuja na eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal 2025, promovida pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho.
Refira-se que a iniciativa Rainha das Vindimas, dinamizada pelo Município de Azambuja com a colaboração das Juntas de Freguesia, pretende ser mais do que uma competição e tem como principais objetivos promover a coesão e o convívio entre todo o Concelho de Azambuja, bem como a partilha de valores e da identidade comum, divulgar os vinhos de qualidade aqui produzidos e o consumo responsável e, sobretudo, apoiar e valorizar uma juventude mais saudável, mais ativa e orgulhosa do seu concelho.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.