Consumo | Preocupação dos consumidores com OGM diminui quando têm informações com base científica

Estudo revela que quanto mais bem informados os consumidores norte-americanos estão em relação aos OGM (organismos geneticamente modificados), menor é a sua preocupação em relação ao seu consumo. A maioria está ciente da presença de OGM nos alimentos e metade quer que os OGM sejam rotulados.   

A percepção e o comportamento dos consumidores em relação aos organismos geneticamente modificados (OGM) e seus produtos é tema de estudos contínuos que ajudam a compreender as questões relacionadas com a saúde, o meio ambiente e a segurança alimentar. Um desses estudos mais recentes  intitula-se The effect of persuasive/possessing information regarding GMOs on consumer attitudes e mostra que a preocupação do consumidor com os OGM diminui significativamente quando recebe informações com base científica de uma organização ou instituição de confiança.

Neste estudo, foram inquiridos 500 adultos norte-americanos sobre os seus hábitos gerais de alimentação e consumo, o seu conhecimento e comportamento em relação aos OGM e a sua opinião sobre alimentos transgénicos antes e depois de uma informação baseada em ciência. Os entrevistados foram expostos a declarações sobre alimentos OGM feitas pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, a Associação Médica Americana, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Academia Nacional de Ciências e as Sociedades de Medicina Britânica e Europeia .

Por três vezes, foram entregues a cada entrevistado três cartões: um com a declaração da OMS e dois com as declarações de duas das outras cinco organizações. O objetivo era aferir em que medida as informações governamentais influenciam e mudam as atitudes dos consumidores em relação aos OGM.

Os resultados mostram que quando os consumidores são “forçados” a ler uma declaração científica de uma organização reconhecida sobre a segurança dos OGM, as suas preocupações sobre se fazem mal à saúde ou se podem causar cancro diminuem significativamente. As descobertas demonstram que a maioria dos consumidores norte-americanos está ciente da presença de OGM nos alimentos e quer que os fabricantes de produtos alimentares rotulem os OGM. Outra das conclusões é que metade dos que reconhecem estar preocupados com os OGM admite que os compraria se fossem rotulados.

Leia o estudo aqui.


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