Conversas Agroglobal – 11 agosto 2021

Regras COVID na Agroglobal

Na sequência de reunião tida com a Autoridade de Saúde Local esclarecemos alguns aspetos do funcionamento da Agroglobal 2021.

  1. Obrigatória apresentação à entrada de certificado digital de vacinação ou teste. O certificado, ou teste válido para o período da feira permite a aplicação de uma pulseira válida para os 3 dias.
  2. Lembramos que um teste PCR é valido por 72 horas e um teste antigénio é válido por 48 horas.
  3. Recomenda-se que para o consumo de bebidas ou comidas os stands de expositores disponibilizem algumas mesas para evitar aglomerações e situações de risco aquando da degustação.
  4. É conveniente nos stands a existência de dispensadores de gel desinfetante.
  5. O uso de mascara é obrigatório sempre que haja aglomeração de pessoas.
  6. Informamos ainda que os restaurantes (esplanadas) poderão ter um máximo 10 pessoas por mesa e a distância mínima entre pessoas de mesas diferentes não pode ser inferior a 1,5 m.

Esta é a situação à data de hoje. Na data de 5 de setembro passaremos a uma nova fase no desconfinamento.

Conversas Agroglobal – José Pedro Salema | EDIA

Com a barragem de Alqueva a 81% da sua capacidade, a área inscrita para regadio no EFMA já ultrapassou este ano o total inscrito em 2020, revela o presidente da EDIA. Quanto às obras de alargamento, garante que mais 10.000 hectares de regadio – os blocos de Évora, Cuba-Odivelas, Viana e Ermidas – estarão em pleno funcionamento na campanha de rega de 2022. Uma conversa onde Pedro Salema afirma também que «o nosso pressuposto é que a concessão de água para regadio no EFMA – 590 milhões m3 – se vai manter, porque garante a sustentabilidade do sistema, desde que se mantenha o atual equilíbrio do mix de culturas regadas». Por fim, ficámos a saber que a EDIA entregou, no final de julho, à Ministra da Agricultura o estudo de levantamento das intenções de investimento em regadio a nível nacional.

Conversas Agroglobal – Tiago Costa | Sogepoc

O grupo Sogepoc detém 615 hectares de nogueiras e 170 hectares de amendoeiras no Alentejo e inaugurou recentemente, em Évora, a maior fábrica de processamento de nozes da Europa. Um modelo de negócio com integração vertical de toda a cadeia de produção-transformação-venda que visa obter uma vantagem competitiva nos mercados europeus. Tiago Costa, CEO Agricultural Business da Sogepoc, revela ainda a missão e ambição da Portugal Nuts, associação nacional de produtores de frutos secos, que organiza na Agroglobal um seminário sobre mercados e oportunidades de investimento em frutos secos com especialistas nas diversas culturas.

Conversas Agroglobal – António Sevinate Pinto | Lusosem

A Lusosem celebra o seu 20º aniversário na Agroglobal, apresentando-se como uma empresa focada na inovação nos setores das sementes, proteção e nutrição das culturas. Nos campos demonstrativos da feira participa, na área das sementes, com uma montra de milhos híbridos Limagrain, para grão e silagem, e apresenta variedades de grão-de-bico nacional, através de uma parceria com a Egocultum. Na área da proteção das culturas, onde detém um vasto portfólio de soluções, destaque para o biofungicida Problad, 100% nacional, e que será em breve comercializado pela Lusosem.

Conversas Agroglobal – Domingos Jeremias | Carmo Wood

A Carmo Wood é a representante exclusiva em Portugal de redes de proteção anti-granizo da Helios, marca italiana líder no segmento. Na Agroglobal veja in loco o sistema de proteção anti-granizo V5, uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela Carmo Wood, ideal para as culturas da cereja e da ameixa. Destaque ainda para o GP FIX, um sistema de reparação de arames partidos em vinhas e pomares, simples e económico.

Conversas Agroglobal – Luís Grifo | Corteva Agriscience

A Corteva Agriscience é um dos líderes mundiais no negócio dos fatores de produção agrícola, desenvolvendo a sua atividade em três áreas: sementes, proteção das culturas e soluções digitais para a agricultura. Luís Grifo, responsável pela área de sementes da marca DuPont Pioneer, faz o retrato desta multinacional e revela as tecnologias presentes nos campos de ensaio da Agroglobal: sementes de milho e de tomate, tecnologias de tratamento de sementes e soluções para proteção das culturas.

Conversas Agroglobal – 4 agosto 2021


por

Etiquetas: