Conversas Agroglobal, Rui Marques | Cotesi
A Cotesi apresentou na Agroglobal a sua gama de soluções, desde os fios, sacos e big bags para enfardamento agrícola e industrial. Já na gama de agrotêxteis, o destaque vai para as redes anti-granizo, os corta-ventos e as telas de cobertura que estiveram em demonstração nos campos demonstrativos da feira. Para o diretor da divisão de Agrotêxteis da Cotesi, Rui Marques, apesar da pandemia, o investimento feito pelo grupo no setor agrícola “nunca parou, pelo que olhamos para o futuro com grande otimismo”.
Conversas Agroglobal – Paula Borrego | Borrego Leonor e Irmão
A empresa Borrego Leonor e Irmão, com mais de 50 anos de experiência no mercado da distribuição de fatores de produção para a agricultura, continua a investir e posicionar-se como um dos líderes no seu segmento, com um volume de negócios de 30 milhões de euros e uma equipa técnico-comercial de 11 colaboradores. Paula Borrego, administradora da empresa, não tem dúvidas de que as novas tecnologias digitais de apoio à decisão dos agricultores são essenciais para a agricultura de precisão, onde reside o futuro do setor.
Conversas Agroglobal – Juan Peña Sánchez | NaanDanJain
A NaanDanJain, fabricante de sistemas de sistemas de rega por gota-a-gota e micro-aspersão com mais de 80 anos de experiência, apresentou na Agroglobal três novidades que visam melhorar a eficiência do uso da água e da energia na agricultura: o Ultraf Pro, um contador de água ultrassónico, com válvula hidráulica, sistema inteligente de medição de água, controlo e gestão da pressão; o Root sense, um sensor de leitura da humidade e da temperatura do solo que fornece informação em tempo real e alertas para gestão da rega, e o Spark, um sistema de microaspersores para limpeza e arrefecimento de painéis solares.
Conversas Agroglobal – António Prelhaz | Hidrenki
A Hidrenki, empresa de referência para projetos hidráulicos de grandes dimensões, deu a conhecer na Agroglobal válvulas hidráulicas com novas funções incorporadas, assim como sistemas de filtragem. Neste setor, os sistemas de telegestão são a grande tendência que irá marcar os próximos anos. Para António Prelhaz a construção de novos perímetros de rega é uma excelente notícia “porque sem regadio não há agricultura”. Além disso, o empresário salienta que o regadio tem ainda uma importante componente social, que é fundamental para combater a desertificação dos territórios rurais.
Conversas Agroglobal – Jorge Pinto e Alexandre Pinto | Grupo OPTI
Fundado em 2007, o Grupo OPTI, especialista na prestação de serviços agrícolas como a plantação de olival e de amendoal, apresentou na Agroglobal três equipamentos, com destaque para a máquina de colheita por vibração de amêndoa e azeitona, da marca francesa Pollenc. Já para o setor florestal, a máquina da Prime Tech, indicada para destroçamento de sobrantes florestais, foi a grande novidade que o grupo levou a Valada do Ribatejo.
Conversas Agroglobal – Ricardo Azevedo | Huwa San
Huwan-San Agro é uma nova solução para o tratamento de culturas agrícolas que funciona como fungicida e bactericida de amplo espectro. Este produto, que tem na sua composição peróxido de hidrogénio, é indicado para o modo de produção biológico e tem certificado de resíduo zero, indo assim ao encontro de uma agricultura mais ecológica. Apesar de recente em Portugal, este produto já é aplicado em culturas como o tomate, a batata doce, o olival e a vinha.
Conversas Agroglobal – Rui Chorado | Dispnal Pneus
Com mais de 20 anos de existência, a Dispnal Pneus deu a conhecer o acordo de distribuição com a Continental para a distribuição de pneus agrícolas em Portugal. Destaque ainda para as marcas Petlas e Galaxy (Yokohama), uma vez que graças ao composto melhorado de borracha, os pneus destas marcas proporcionam uma resistência elevada a desgaste e cortes. Para a Dispnal Pneus, uma das principais importadoras e distribuidoras de pneus em Portugal, o mercado procura cada vez mais “pneus maiores e com maior capacidade de carga”.