O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sublinhou a importância da cooperação entre os vários níveis do Estado e do envolvimento dos cidadãos para o sucesso da prevenção e combate aos incêndios rurais.
Durante a sessão de apresentação da «Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2022», da Câmara Municipal de Almada, que incluiu a inauguração do Sistema de Aviso de Risco de Incêndio Florestal, o Ministro elogiou a iniciativa do município de Almada enquanto contributo para a proteção e valorização da biodiversidade, do ambiente e da sustentabilidade.
«É muito gratificante verificar o percurso que foi feito de definição de uma estratégia municipal e de implementação dessa estratégia, tendo em vista dar maior proteção, organizando a forma como se estrutura a resposta, quer seja uma resposta preventiva, quer uma resposta de combate, eficaz e célere, quando se torna necessário», afirmou o Ministro, que lembrou a importância do princípio da subsidiariedade neste domínio. «Quanto mais próxima estiver a resposta, mais eficiente ela também pode ser, na medida em que convoca mais facilmente os cidadãos para participaram não apenas no processo de decisão coletiva, mas sobretudo nos mecanismos de implementação dessa resposta», disse.
Para José Luís Carneiro, é essencial que a resposta seja integrada nos diferentes patamares, do local ao regional e nacional, e com os diferentes agentes de proteção civil. «Só com uma resposta integrada, de vários níveis, que coopera, que estabelece parcerias, se pode responder a este desafio nacional», afirmou o Ministro, realçando ainda o papel essencial dos cidadãos.
«O comportamento dos cidadãos é mesmo a dimensão mais relevante no modo como conseguimos dar resposta a muitos dos desafios de proteção da floresta contra os incêndios», concluiu.
Comunicado enviado pelo Ministério da Administração Interna.