Correctivo orgânico Nutriverde da Algar obtém REUE

A empresa Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos anunciou que o seu correctivo orgânico Nutriverde, produzido a partir da compostagem de resíduos verdes, obteve o Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE). O REUE, também conhecido como Ecolabel, constitui uma certificação voluntária oficial, que identifica produtos e serviços – fornecidos para distribuição, consumo ou utilização no mercado comunitário – com «elevado desempenho ambiental» ao longo do seu ciclo de vida.

Segundo a Algar, «o REUE é um símbolo da excelência ambiental, reconhecido na Europa e no mundo, que ajuda consumidores e empresas a participar na transição verde da União Europeia, alinhando-se com os objectivos do Pacto Ecológico Europeu». O REUE visa «incentivar práticas que reduzam o impacto negativo da produção e do consumo sobre o ambiente, a saúde, o clima e os recursos naturais», acrescenta.

A Algar afirma que é «a primeira empresa em Portugal a obter esta distinção para o Grupo de Produtos “Suportes de Cultura e Correctivos dos Solos”», tendo sido atribuída a licença PT/048/001. O Nutriverde é produzido nas Unidades de Compostagem de Resíduos Verdes da empresa, localizadas em Portimão, Tavira e São Brás de Alportel, e «é um composto 100% natural», que «é obtido pela compostagem de misturas de resíduos unicamente verdes, orgânicos urbanos e equiparados, provenientes de parques, jardins, campos de golfe, actividades agrícolas, em condições rigorosamente controladas e recolhidos na região do Algarve», explica.

Para Miguel Aranda, presidente da Comissão Executiva da Algar, «este reconhecimento reafirma o compromisso da Algar com a responsabilidade ambiental e a economia circular, sustentado na produção e comercialização de correctivos orgânicos de elevada qualidade, em conformidade com as melhores práticas do sector». O gestor considera ainda que a obtenção do REUE «representa não só um factor de competitividade e diferenciação num mercado cada vez mais atento às questões ambientais, mas também um passo significativo na valorização de soluções sustentáveis para a agricultura».

A Algar tem sede em Almancil e é a empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de 16 municípios do Algarve. Pode obter aqui mais informações sobre o REUE e aqui sobre a área de negócio de correctivos orgânicos da Algar.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: