Corteva reúne mais de 800 agricultores para debater importância da inovação contínua para a rentabilidade

Corteva Agriscience, empresa líder no setor agrícola em tecnologia aplicada a sementes, proteção de culturas e agricultura digital, realizou em Santarém o seu III Fórum Corteva e o seu V Fórum Pioneer Indoor, um evento que ocorre a cada dois anos e que já se tornou numa referência para os principais players do setor da agricultura extensiva em Portugal.

Na edição deste ano, os temas em destaque foram os “Mercados Agrícolas e Conjuntura Atual”, “PAC (Política Agrícola Comum): Objetivos, Evolução e Tendências” e “O Novo Desafio na Proteção das Culturas”. No discurso de boas-vindas protagonizado por Luís Grifo, Diretor Comercial Pioneer Hi-Bred Portugal da divisão de sementes da Corteva Agriscience, bem como na sessão de abertura levada a cabo por Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, e Manuel Melgarejo, Country Leader da Corteva Agriscience Iberia, a situação mundial, fortemente afetada pelos conflitos na Europa e no Médio Oriente, foi apontada como um dos principais drivers para um contexto volátil e em constante mudança. Esta situação exige que os profissionais de qualquer sector, especialmente os da agricultura, se mantenham permanentemente ligados à realidade do mercado e disponham de um nível de informação verdadeiramente notável.

Este fórum desenvolveu-se em dois grupos de debate. O primeiro, sob o tema “Mercados Agrícolas e Conjuntura Atual” contou com uma apresentação de Francisco Caldeira do GPP sobre Mercados Agrícolas, seguida de uma mesa-redonda moderada por Pedro Santos da CONSULAI e na qual participaram Jaime Piçarra do IACA, Francisco Pavão da APPITAD, Sónia Vieira da ViniPortugal e Domingos dos Santos da FNOP. Paralelamente, contou também a intervenção de Eduardo Diniz, Diretor Geral do GPP, sobre “PAC (Política Agrícola Comum): Objetivos, Evolução e Tendências”.

O segundo grupo, subordinado ao tema “O Novo Desafio na Proteção das Culturas”, contou com uma apresentação de João Cardoso, Diretor Executivo da Croplife, sobre “O impacto económico da retirada de substâncias ativas, balanço e soluções futuras”, seguida de uma mesa-redonda moderada por José Diogo Albuquerque, Diretor do Agroportal, e na qual participaram Ana Paula Garcia, Sub-Diretora Geral da DGAV, João Coimbra da Quinta da Cholda S.A., Filipe Ribeiro da Associação Nacional da Pera Rocha e António Saraiva da Portugal Nuts.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: