Aves
Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), mantiveram–se estáveis em relação à semana anterior.
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura foi animada. A procura melhorou um pouco nas últimas duas semanas, apresentando–se agora em níveis normais e a relação oferta–procura voltou a revelar um certo equilíbrio. A oferta de frango é abundante e revela–se suficiente para satisfazer a procura. Continuam a decorrer as importações de partes de frango. Os produtores continuam a controlar cuidadosamente a sua produção. Os preços do frango das classes de peso mais elevadas estabilizaram, mas a tendência é de descida. Esta semana as cotações não registaram quaisquer alterações.
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. A relação oferta–procura encontra–se equilibrada. Completa estabilidade de cotações.
Ovos
Na semana em análise registou–se uma subida das cotações médias nacionais dos ovos de gaiola na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e dos ovos de gaiola classificados e embalados em ovotermo da classe de peso L, respetivamente +2 cêntimos / kg e +3 cêntimos / dúzia. Pelo contrário, os ovos classificados e embalados da classe de peso M sofreram um ligeiro decréscimo (–2 cêntimos / dúzia).
Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante nas duas áreas de mercado, Dão– Lafões e Litoral Centro. A procura foi muito animada em Dão–Lafões e animada no Litoral Centro. A oferta revela–se insuficiente nas duas áreas referidas, face ao aumento da procura de ovo motivado pelo abate sanitário de galinhas causado pelos surtos de gripe aviária na Europa, particularmente em Espanha. A par do aumento da procura, tem–se vindo a verificar um aumento dos preços. Esta semana as cotações dos ovos de gaiola classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso (S, M, L e XL), registaram uma subida generalizada em Dão–Lafões (+5 cêntimos / kg). Na área de mercado da Beira Litoral a oferta de ovos classificados de solo e de ar livre foi média e a procura animada; estabilidade generalizada de cotações.
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura relativamente animada. No que se refere às cotações +freq., registou–se uma subida dos ovos de gaiola na produção (+10 cêntimos / kg) e uma descida dos ovos classificados em ovotermo da classe de peso M (–10 cêntimos / dúzia).
→ Aceda aqui às cotações ←
Cotações – Aves e Ovos – 26 de setembro a 2 de outubro de 2022