Frutos Secos

Cotações – Frutos Frescos e Secos – 25 a 31 de julho de 2022

Abacate – No Algarve, a oferta foi baixa para o abacate “Hass” e a procura média/baixa. Escoamento normal. Produto com qualidade média. Cotações estáveis.

Ameixa – Na região Centro, na área de mercado Cova da Beira a oferta diminuiu e foi fraca e a procura continuou animada. Cotações sem alterações

No Algarve a oferta de ameixa “Red Beaut” e “Tipo Black” foi baixa. Escoamento fraco devido à concorrência de produto de outras regiões. Cotações estáveis.

Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, depois de algumas semanas com pico de produção, a oferta começou a diminuir. Observa-se já a recuperação ou inversão de tendência dos preços pela decréscimo da produção e maior equilíbrio entre a procura e a oferta. Cotações estáveis (valores estimados). Origem da fruta do norte e leste da europa com produção, para além países habituais, como Espanha, Marrocos e Portugal.

Figo – No Algarve, a oferta de figo “Vindimo Preto” foi baixa (início de campanha) e a procura média/baixa. Descida da cotação mínima e da mais frequente.

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta foi baixa e a procura aumentou e as cotações valorizaram. Boa qualidade e sem dificuldades de escoamento.

Na região Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e a procura aumentou para média. Subida ligeira das cotações.

No Alentejo, na área de mercado Odemira, depois de algumas semanas com pico de produção, a oferta começou a diminuir. Observa-se já a recuperação ou inversão de tendência dos preços pela decréscimo da produção e maior equilíbrio entre a procura e a oferta. Subida das cotações (valores estimados). Origem da fruta do norte da europa com produção, para além países habituais, como Espanha, Marrocos e Portugal.

No Algarve, a oferta equilibrou a procura média/baixa. Escoamento fluido tanto para o mercado nacional como para exportação. Cotações estáveis.

Kiwi – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho a oferta continuou equilibrada com a procura média. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis.

Laranja – No Algarve, a oferta de laranja “Lanelate” tem diminuído e aproxima-se o final da campanha. A oferta de laranja “Valencia Late” foi média e a procura também. Escoamento regular. Boa qualidade. Cotações estáveis.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado Montes da Senhora, a oferta de limão foi média/baixa e a procura manteve-se média/alta (bom tempo e férias). Cotações sem alterações. Devido ao calor registou-se a queda de limão. Os produtores estimam quebras de 40-50%.

No Algarve, a oferta foi baixa e a procura média. Escoamento normal. Boa qualidade comercial. Cotações sem alterações.

Maçã – Na Região Centro, na área de mercado de Leiria, a oferta foi média/baixa e a procura também Boa qualidade. Cotações estáveis. Terminou a comercialização da maçã “Gala”.

Na área de mercado Viseu a oferta foi média/baixa. Cotações estáveis. Terminou a comercialização da maçã “Red Delicious” e “Fuji”.

Melancia – Na região Centro, na área de mercado Ladoeiro, a oferta manteve-se alta e a procura forte. Descida das cotações. No Alentejo, na área de mercado Beja, a oferta foi alta e a procura animada. Cotações estáveis.

No Algarve, a oferta foi média e equilibrou a procura. O produto apresentou-se com razoável qualidade e tamanhos médios. O escoamento efetuou-se sem dificuldades mas tem muita concorrência de produto espanhol. Cotações estáveis.

Melão – No Alentejo, na área de mercado Beja a oferta de melão “Branco Espanhol” e “Pele de Sapo” foi média e a procura forte. Esta situação provocou uma subida das cotações.

Na área de mercado Moura a oferta e a procura mantiveram-se altas. Subida das cotações mínimas.

Meloa – No Alentejo, na área de mercado Beja a oferta foi média e a procura alta. Subida das cotações devido à boa procura.

Na área de mercado Moura, a oferta foi média e a procura alta. Subida da cotação máxima e da mais frequente. Boa qualidade comercial. No Algarve a oferta de meloa “Gália” foi média e a procura esteve inferior. Manutenção das cotações. Escoamento regular.

Mirtilo – Na Região Centro, na área de mercado Beira Interior, a oferta diminuiu devido às altas temperaturas ocorridas nesta região afetando as plantas e desidratando os frutos. A procura esteve fraca devido à concorrência de produto dos países europeus do leste. Subida ligeira da cotação mais frequente para o mirtilo produção foi escoada para o mercado interno. A campanha está a terminar.

No Alentejo, na área de mercado Odemira, depois de algumas semanas com pico de produção, a oferta começou a diminuir. Observa-se já a recuperação ou inversão de tendência dos preços pela decréscimo da produção e maior equilíbrio entre a procura e a oferta. Subida das cotações (valores estimados). Origem da fruta do norte da europa com produção, para além países habituais, como Espanha, Marrocos e Portugal.

Morango – Na Região Norte, na área de mercado Macedo de Cavaleiros, o volume de transações foi inferior ao verificado na conjuntura anterior. A comercialização está a ser efetuada através dos mercados e das grandes superfícies locais e venda direta ao consumidor. Parte da produção ao ar livre foi exportada para França, destinando-se à transformação. Escoamento sem dificuldades porque a oferta foi baixa e a procura média. Cotações estáveis.

Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a oferta foi média/baixa e a procura média. Descida das cotações, exceto a cotação máxima do morango comercializado em cuvetes. Esta semana registou-se uma perda de produção e de qualidade devido ao excesso de calor.

Na Região Ribatejo e Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e a procura ligeiramente superior. Boa qualidade. Descida da cotação máxima do morango de calibre grado devido à baixa qualidade.

No Alentejo, na área de mercado Odemira as cotações valorizaram ligeiramente devido ao aumento da procura. Oferta alta.

Nectarina – Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta foi baixa, insuficiente para responder à procura, que foi normal, idêntica à da semana anterior. Cotações estáveis.

No Alentejo, na área de mercado Alentejo a oferta de nectarina foi média e a procura também. Cotações estáveis.

Pera – Na Região Centro, na área de mercado Leiria, a oferta foi quase nula e damos por terminada a comercialização da pera “Rocha”. Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Oeste, a procura pela pera “Rocha” esteve média. Oscilações nas cotações.

Pêssego – Na Região Norte, na área de mercado Vilariça o volume de transações efetuadas desceu em relação à conjuntura anterior. A relação do mercado nesta época do ano é de oferta média/baixa e a procura média. Escoamento sem dificuldades e foi efetuado através dos mesmos circuitos comerciais do ano anterior nomeadamente para as grandes superfícies. Cotações estáveis.

Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta de pêssego polpa amarela e das pavias foi inferior à semana anterior e insuficiente para responder à procura, que esteve animada. As cotações não se alteraram.

No Alentejo, na área de mercado Alentejo, a oferta foi média e a procura média/alta. Descida das cotações do pêssego de calibre AA (73-80 mm)

Tangerina – No Algarve, a oferta de tangerina “Encore” equilibrou a procura baixa. Escoamento pontual. Cotações estáveis.

Uva – No Alentejo, na área de mercado Ferreira do Alentejo, a oferta de uva “com grainha e sem grainha foi média e a procura idêntica. Cotações estáveis. Excelente qualidade.

No Algarve, a oferta foi média/baixa e a procura ligeiramente superior. Bom escoamento. Cotações estáveis. Variedades comercializadas: Victoria e Uva Black Magic

Cotações Fruta

Modo de Produção Biológico

Mirtilo – Na Região Centro, na área de mercado Beira Interior, a oferta foi baixa e a procura fraca. Produto comercializado em cuvetes de 125 g e a granel (em caixa de 3 kg). Cotações de 6.50 euros/kg para o produto comercializado a granel. Cotações sem alteração.

Morango – Na Região do Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e a procura média/baixa. Cotações estáveis.

Frutos Secos

Alfarroba – No Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” equilibrou a procura média/baixa. O produto está muito valorizado, porque este ano a produção foi menor. A oferta de alfarroba “grainha” equilibrou a procura média/baixa. A oferta de alfarroba “triturado grosso” equilibrou a procura média. Boa qualidade do produto. Bom escoamento. Cotações estáveis para todo o produto..

Amêndoa – No Algarve, a oferta foi baixa e a procura também. Concorrência do miolo de amêndoa da região Norte e do Alentejo. Escoamento pontual. Cotações estáveis.

Pinhão – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta foi fraca de pinhão nacional. Forte influencia dos mercados externos na cotação do pinhão. Muito pinhão externo a ser comercializado no mercado nacional.

→ Aceda aqui às cotações ←

Cotações – Frutos Frescos e Secos – 11 a 17 de julho de 2022


Publicado

em

,

por

Etiquetas: