amoras mirtilos

Cotações – Frutos Frescos e Secos – 26 de julho a 1 de agosto 2021

Frutos Frescos

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Reed” e “Tipo Hass” foi baixa e suficiente para a procura. Produto com boa qualidade e boa apresentação. Escoamento pontual. Cotações estáveis.

Ameixa – Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta foi idêntica à da semana anterior, de qualidade média, mas a procura esteve menos animada. Cotações sem alterações.

No Algarve a oferta de ameixa “Songold” foi média e a “Tipo Black” baixa. Produto de qualidade média. Escoamento fraco. Descida das cotações da ameixa “Tipo Black” e da cotação mais frequente da “Songold”. Oferta baixa de ameixa “Tipo Rainha Cláudia” e “Fortune “com cotações de 1,50 e 0,80 €/kg, respetivamente.

Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta foi alta e a procura média. O consumo nacional tem diminuído devido às férias e o consumidor europeu prefere fruta produzida localmente. A produção está a deslocar-se do sul para o norte da Europa. O volume de produção nacional ainda foi alto mas tem concorrência de produto do norte da Europa (Alemanha, Bélgica, Holanda,..). A colocação da amora nacional no exterior é mais desafiante uma vez que a concorrência da fruta local tem impacto no preço. Descida muito ligeira das cotações (valores estimados).

Figo – No Algarve a campanha do figo vindimo já se iniciou há duas semanas com a oferta baixa. Esta semana a oferta foi média e a procura inferior. Escoamento regular. Qualidade média. Pequenas quantidades de figo vindimo “Castelhano” e “Pingo Mel”.

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta continuou abundante e a procura elevada. Cotações estáveis. O mercado de exportação tem permitido o escoamento da produção regional de framboesa convencional.

No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta foi alta e a procura média. O consumo nacional tem diminuído devido às férias e o consumidor europeu prefere fruta produzida localmente. A produção está a deslocar-se do sul para o norte da Europa. O volume de produção nacional ainda foi alto mas tem concorrência de produto do norte da Europa (Alemanha, Bélgica, Holanda,..). A colocação da amora nacional no exterior é mais desafiante uma vez que a concorrência da fruta local tem impacto no preço. Cotações sem alterações (valores estimados).

Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi média/baixa e houve grande dificuldade em arranjar mão de obra para a colheita. Fraco consumo nacional deste fruto devido ao período de férias. Nesta altura há muita produção na Europa e o escoamento do produto nacional está com dificuldades. Cotações sem alterações.

No Algarve, a oferta de framboesa, categoria I, para exportação, foi média e equilibrou a procura. Cotações estáveis. O produto para consumo nacional (framboesa categoria II) foi médio e a procura também. Cotações estáveis.

Laranja – No Algarve a oferta de laranja “Valencia Late” continuou média/baixa e equilibrada com a procura. O produto apresentou-se com razoável qualidade. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado, Montes da Senhora, a oferta de limão foi baixa e a procura esteve média/alta. A procura tem melhorado devido ao bom tempo e ao levantamento de algumas restrições impostas pelo estado de calamidade. Cotações estáveis. No Algarve, a oferta foi média/baixa e a procura alta. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Melancia – Na Região Centro, na área de mercado Ladoeiro, a oferta de melancia “Crimsonsweet” foi média e a procura média/alta. Produto de excelente qualidade. Cotações estáveis.

No Alentejo, na área de mercado Beja, a campanha de melancia já se inciou há algumas semanas atrás. A oferta nesta semana foi alta e a procura animada. Boa qualidade do produto.

No Algarve a oferta foi média e a procura baixa (ligeiramente inferior à última semana). O produto apresenta-se com razoável qualidade e tamanhos pequenos em sacos. O escoamento efetuou-se com dificuldades devido à grande concorrência de produto espanhol com tamanhos grados da variedade “Crimsonsweet ” e “Sugar Baby” com preços mais baixos. Descida da cotação máxima e da mais frequente da melancia “Sugar Baby”.

Melão – No Alentejo, na área de mercado Beja a oferta de melão “Branco Espanhol” e “Pele de Sapo” foi alta e a procura média. Descida das cotações. Boa qualidade do produto.

Na área de mercado Moura a oferta de melão “Branco Espanhol” tem aumentado e as cotações desceram. Procura média. Boa qualidade do produto.

Meloa – No Alentejo, na área de mercado Beja e Moura, a oferta de meloa Gália, tem aumentado e as cotações desvalorizaram. Procura média. Boa qualidade do produto.

No Algarve, a oferta foi média/baixa e a procura inferior. O escoamento efetuou-se com dificuldades, devido ao fraco consumo e à concorrência de produto espanhol. Descida das cotações. Produto de qualidade média.

Mirtilo – Na Região centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta de mirtilo tem diminuído e a procura continuou estável (média). O escoamento manteve-se fluido embora concentrado no mercado nacional. Cotações estáveis..

Na área de mercado Beira Interior, a oferta foi média/baixa e a procura média. O produto é de boa qualidade. Bom escoamento. Cotações estáveis. Grande parte da produção foi escoada para o mercado externo e pouca para o mercado interno. Exportação de produto para Holanda (produto a granel), Reino Unido, Espanha e Bélgica. Concorrência dos países de leste.

Morango – Na região Norte, na área de mercado Macedo de Cavaleiros, o volume de transações foi ligeiramente inferior relativamente à semana anterior. A oferta foi baixa e a procura média/baixa. A campanha de produção foi menos acentuada, motivada pelas altas temperaturas nesta época do ano. O destino do produto sem características para a comercialização em será a indústria. A comercialização foi efetuada através das grandes superfícies e nos comércios locais. Cotações estáveis.

Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a oferta continuou em queda, fruto da instabilidade do estado do tempo. Há menos disponibilidade de produto e diminuiu o poder de conservação. A procura subiu ligeiramente (média/baixa), apesar da situação do país pela redução do turismo e o condicionamento da restauração. Descida das cotações do morango comercializado em caixas e da cotação mínima e máxima do comercializado em cuvetes (campanhas promocionais das grandes superfícies).

No Alentejo, na área de mercado Odemira, as cotações do morango desceram novamente devido ao aumento da oferta (média/alta). A procura subiu ligeiramente (média).

Nectarina – Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta tem aumentado (média) e foi suficiente para responder à procura que esteve menos animada. Qualidade média. A procura esteve menor mas permitiu todo o escoamento. Cotações estáveis. No Alentejo, na área de mercado Alentejo a oferta foi média/alta e a procura esteve média. Cotações estáveis.

Na área de mercado Algarve, a oferta de nectarina de polpa amarela foi média/baixa e equilibrou a procura. Escoamento regular. Produto de razoável qualidade, de calibre A e B. Cotações estáveis.

Pêssego – Na região Norte, na área de mercado Vilariça, o volume de transações em relação à conjuntura anterior foi inferior em cerca de 20% porque a oferta e a procura foram menos acentuadas. A campanha de produção/comercialização encontra-se na situação de período decrescente. Não se verificam dificuldades no escoamento deste produto. A oferta foi média/baixa e procura média. O escoamento foi efetuado através dos mesmos circuitos comerciais do ano anterior nomeadamente para as grandes superfícies. Cotações estáveis.

Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta de pêssego de polpa amarela e de pavias foi idêntica à da semana anterior. A procura esteve mais animada e não houve dificuldades no escoamento. A maioria da produção foi de boa qualidade. Cotações sem alterações. No Alentejo, na área de mercado Alentejo a oferta foi média/alta e a procura alta. Cotações estabilizadas.

Na área de mercado Algarve, a oferta foi média e a procura ligeiramente inferior. Produto de calibre A, AA e AAA, com razoável qualidade e comercializado em tabuleiros. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Uva – No Alentejo, na área de mercado Ferreira do Alentejo, a oferta de uva com e sem grainha foi média/alta e suficiente para a procura. Cotações estáveis. Excelente qualidade.

No Algarve, a oferta de uva “Cardinal “e “Vitória” aumentou e a procura diminui ligeiramente. Produto de boa qualidade. Escoamento regular. Descida das cotações devido ao aumento da oferta.

cotaçoes frutos frescos 30

 

Modo de Produção Biológico

Citrinos – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta de limão e laranja continuou muito reduzida e a procura esteve baixa.

Cotações estáveis. Boa qualidade do produto.

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral a oferta foi abundante e a procura elevada. Cotações sem alterações.

Mirtilo – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta de mirtilo tem decrescido e a procura continuou estável (média). O escoamento manteve-se fluido embora concentrado no mercado nacional. Cotações estáveis.

Na área de mercado Beira Interior a oferta foi média/baixa e a procura média. Produto de boa qualidade. Bom escoamento do produto. Não houve distinção do produto bio do convencional. Esta semana parte do mirtilo biológico foi vendido como convencional. Cotações estáveis. Grande parte da produção foi escoada para o mercado externo e a restante escoada no mercado interno. Exportação de produto para Holanda (produto a granel), Reino Unido, Espanha e Bélgica.

Morango – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta foi regular com o estado do tempo instável mas quente. A procura esteve média. Cotações estáveis.

Na Região do Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta de morango de modo de produção biológico foi média assim como a procura. Cotações estáveis. Boa qualidade.

Frutos Secos

Alfarroba – No Algarve, a oferta e a procura de alfarroba “inteira” foram baixas porque se aproxima o fim da campanha. Escoamento fraco. Descida das cotações. A relação oferta/procura da alfarroba “grainha” foi equilibrada e média/baixa. Escoamento parado. Cotações estáveis. A oferta de alfarroba “triturado grosso” foi superior à procura baixa. Boa qualidade do produto. Escoamento fraco. Cotações estáveis. Aproxima-se o fim da campanha atual e início da nova .

Amêndoa – No Algarve, a oferta foi baixa e a procura média. Concorrência do miolo espanhol, francês e americano, com preços 5.00/5.20 €/Kg (mais baixos). Cotações estáveis.

Pinhão – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão foi média e a procura média/alta. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis.

→ Aceda aqui às cotações ←


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: