amoras mirtilos

Cotações – Frutos Frescos e Secos – 28 junho a 4 de julho 2021

Frutos Frescos

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Reed”, “Bacon” e “Tipo Hass” foi baixa e suficiente para a procura. Produto com boa qualidade e boa apresentação. Escoamento pontual. Subida da cotação máxima do abacate “Tipo Hass”.

Ameixa – No Algarve a oferta de ameixa “Red Beaut” foi baixa e suficiente para a procura. Produto com qualidade média. Escoamento fraco. Descida das cotações. A oferta de ameixa “Sangold” foi média/baixa e a procura fraca. cotações estáveis. Início de campanha de produção e comercialização da ameixa “Tipo Black” com a oferta e a procura ainda baixas.

Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta e a procura foram médias. Muita produção no mercado do Centro da Europa, Roménia, Sérvia e Polónia. Cotações sem alterações (valores estimados).

Cereja – Na Região Norte, na área de mercado, Alfândega da Fé, o volume de transações de cereja à saída de produção (SP) baixou em relação à semana anterior. A produção diminuiu e aproxima-se do fim. A qualidade do produto foi boa e a procura manteve-se. As condições climáticas foram boas. A campanha de comercialização decorreu sem dificuldades e o escoamento foi efetuado através das grandes superfícies locais e por agentes económicos dos grandes centros consumidores do litoral, que se deslocam diretamente aos produtores para a realização das transações. Boa qualidade das cerejas. A relação da oferta/procura foi de média/baixa e equilibrada. Cotações estáveis.

Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a campanha já está na fase final, razão pela menor oferta. A procura sofreu forte queda, porque se deu preferência a outras frutas, como o pêssego e a nectarina. Boa qualidade. Apesar da oferta menor, esta foi suficiente para responder à procura, que também perdeu muita da animação originando a queda das cotações..

Na Região do Alentejo, na área de mercado Portalegre, a oferta foi média e a procura alta. Boa qualidade. Descida da cotação máxima.

Figo – Na Região Norte, na área de mercado Mirandela, os produtores da região informaram que as produções baixaram em relação à conjuntura anterior. A campanha encontra-se numa fase decrescente e está a terminar. A qualidade do produto é boa. A oferta foi baixa e a procura média. A procura manteve-se, no entanto os compradores que se deslocam aos locais de produção continuam e exercer uma politica de baixar preços relativamente à conjuntura anterior. Descida das cotações.

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta foi abundante e a procura elevada. Descida da cotação mais frequente da framboesa categoria II devido ao aumento da oferta. O mercado de exportação tem permitido o escoamento da produção regional de framboesa convencional.

No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta e a procura foram altas. Muita produção do Centro da Europa, Roménia, Sérvia e Polónia. Cotações sem alterações (valores estimados).

Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi média/baixa porque houve grande dificuldade em arranjar mão de obra para a colheita. As cotações valorizaram devido à redução da oferta e à menor concorrência de produção marroquina e espanhola.

No Algarve, a oferta de framboesa, categoria I, para exportação, foi média e a procura média/baixa. Escoamento regular. O produto para consumo nacional (framboesa categoria II) foi médio e a procura também. Subida das cotações para todo o produto.

Laranja – No Algarve, a oferta de laranja “Lane Late” foi baixa e continuou equilibrada com a procura. Descida da cotação máxima para o calibre grande, 1, 2 e 3. Aproxima-se o fim da campanha desta variedade. A oferta de laranja “Valencia Late” foi média e equilibrou a procura. O produto apresentou-se com razoável qualidade. Escoamento regular. Descida da cotação mais frequente do calibre pequeno, 7 e 8.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado, Montes da Senhora, a oferta de limão foi baixa e a procura média/alta. A procura tem melhorado devido ao bom tempo e ao levantamento de algumas restrições impostas pelo estado de calamidade. Cotações estáveis.

No Algarve, a oferta foi média/baixa e a procura alta. Escoamento regular. Subida da cotação máxima do limão comercializado em saco.

Maçã – Na Região Norte, na área de mercado Douro Sul, damos por terminada a campanha de comercialização

Na área de mercado Leiria, a oferta continuou média/baixa e a procura também. Boa qualidade comercial. Cotações estáveis.

Melancia – No Algarve a oferta foi média e a procura inferior. Escoamento pontual. Concorrência de produto espanhol. Descida das cotações.

Melão – No Alentejo, na área de mercado Moura iniciou-se a campanha de produção e comercialização do Melão “Branco Espanhol”, com a oferta média e a procura inferior.

Meloa – No Algarve, a oferta foi média e a procura inferior. Escoamento regular. Descida da cotação máxima de calibre grado/médio e da cotação mínima e da mais frequente do calibre pequeno. Concorrência de produto espanhol e marroquino. Produto de qualidade média.

Mirtilo – Na Região centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta estabilizou. O produto tem sido escoado facilmente. Cotações estáveis.

Na Região Centro, na área de mercado Beira Interior, a oferta foi forte e a procura animada. Produto de boa qualidade. Bom escoamento do produto. A maior parte da produção foi escoada para o mercado externo (Holanda, França, Suiça e Reino Unido) e a restante para o mercado interno. Subida das cotações.

Na Região Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta foi média. Muita produção do Centro da Europa, Roménia, Sérvia e Polónia. Cotações estáveis (valores estimados).

Morango – Na região Norte, na área de mercado Macedo de Cavaleiros a oferta de morango produzido em abrigo foi baixa e aumentou o produzido ao ar livre. A comercialização foi efetuada através das grandes superfícies e nos comércios locais. A situação do mercado foi de oferta baixa e a procura média/alta. Cotações estáveis. Concorrência de produto importado mas em pequenas quantidades.

Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a oferta diminuiu e apresentou-se média. As temperaturas altas e a pluviosidade estragou algum produto e diminuiu o poder de conservação. A procura esteve ligeiramente baixa. Os preços são estabelecidos de acordo com a qualidade e variedade do produto (preços estabelecidos pelas grandes superfícies, mais estáveis e mais baixos). Exportação de morango em cuvetes para Espanha. Subida da cotação mínima e da mais frequente do morango comercializado em caixas e descida da cotação máxima do comercializado em cuvetes..

Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, terminou a campanha de produção e comercialização do morango.

No Alentejo, na área de mercado Odemira, as cotações do morango não se alteraram. Oferta média/alta e a procura média.

No Algarve, a oferta esteve equilibrada com a procura baixa. Produto de qualidade média. Escoamento pontual. Cotações estáveis.

Nectarina – Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira iniciou-se a campanha de produção e comercialização da nectarina. A oferta tem aumentado mas não foi suficiente para responder à procura média. As cotações foram valorizadas dentro das espectativas, devido à boa qualidade e à procura. Presença de produto importado de Espanha.

No Alentejo, na área de mercado Alentejo a oferta esteve equilibrada com a procura média. Cotações estáveis.

Na área de mercado Algarve, a oferta de nectarina de polpa amarela foi média e equilibrou a procura. Escoamento regular. Produto de razoável qualidade, de calibre A e B. Descida das cotações da nectarina de calibre A.

Pera – Na área de mercado Leiria, a oferta e a procura estiveram baixas. Qualidade média. Cotações estáveis.

Pêssego – Na região Norte, na área de mercado Vilariça, o volume de transações foi significativamente superior em relação à semana anterior. As produções estão a atingir valores excecionais. Os frutos ficam prontos para a colheita mais rápido que o habitual o que leva a que se reduza o número de intervenções de colheita. Num ano normal colhe-se o pomar 5 vezes, este ano ao fim da terceira volta fica a apanha 95% efetuada. A relação do mercado é de oferta e procura média/alta e equilibrada. Pelo facto de os mercados fora da região não estarem a satisfazer as necessidades, os compradores vêm de fora abastecer-se nesta região. Cotações estáveis. Concorrência de produto importado.

Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta aumentou e maioria foi de boa qualidade, apesar de alguma estar marcada pela queda de granizo que ocorreu em alguns lugares do concelho da Covilhã no dia 18 . Procura alta. Cotações estáveis. A quantidade comercializada com calibre B já justificou a recolha da cotação. A quase totalidade da produção que não reúne condições para ser comercializada em fresco está a ser destruída, porque a empresa que a transforma só a começa a receber a partir do próximo dia de julho. Importações de produto espanhol No Alentejo, na área de mercado Alentejo a oferta esteve equilibrada com a procura média. Cotações estáveis.

Na área de mercado Algarve, a oferta foi média e a procura ligeiramente inferior. Produto de calibre A, AA e AAA, com razoável qualidade e comercializado em tabuleiros. Escoamento regular. Descida das cotações do pêssego de calibre A. Oferta de pêssego “Paraguaio” com cotações 1.80/2.00 €/Kg

Tangerina – No Algarve, a oferta de tangerina “Encore” foi baixa porque o produto está em fim de campanha. Procura fraca. Produto de qualidade média. Escoamento pontual. Descida das cotações

Modo de Produção Biológico

Citrinos – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta de limão e laranja continuou muito reduzida e a procura esteve regular. Cotações estáveis. Boa qualidade do produto.

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral a oferta foi abundante e a procura elevada. Cotações sem alterações.

Mirtilo – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta estabilizou. O produto tem sido escoado facilmente. Cotações estáveis.

Na área de mercado Beira Interior a oferta foi média/alta e a procura animada. Descida da cotação máxima.

Morango – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta estabilizou e a procura manteve-se idêntica à semana anterior. Cotações estáveis.

Na Região do Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta de morango de modo de produção biológico foi média assim como a procura. Cotações estáveis. Boa qualidade.

Frutos Secos

Alfarroba – No Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” foi média e a procura também. Escoamento regular. Cotações estáveis. A campanha está a terminar. A oferta e a procura da alfarroba “grainha” estiveram equilibradas e média/baixa. Escoamento regular. Cotações estáveis. A oferta de alfarroba “triturado grosso” foi superior à procura baixa. Boa qualidade do produto. Escoamento fraco. Cotações estáveis.

Amêndoa – No Algarve, a oferta foi baixa e a procura média. Concorrência do miolo espanhol, francês e americano, com preços 5.00/5.20 €/Kg (mais baixos). Cotações estáveis.

Pinhão – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão foi média e a procura média/alta. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis.

→ Aceda aqui às cotações ←


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: