Na região Norte, área de mercado Entre Douro e Minho, a menor oferta valorizou as cotações do grelo de nabo em 33% e do espinafre 16%. Descida da cotação da nabiça em 16%, devido a uma maior oferta.
Na região da Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, continuou a registar–se grande perda de produção e de qualidade em todas as variedades de brássicas devido a doenças abióticas, continuou a verificar–se transações de brássicas de outras regiões do país e importadas. Devido à falta de produto não houve transações de couve “Brócolos”, couve–flor, “Portuguesa” e “Repolho Tipo Coração”. Verificou–se subida da cotação do espinafre em 10%, devido a uma maior procura. O baixo peso e tamanho pequeno da alface lisa, desvalorizaram a cotação em 20%. Descida da cotação do grelo de nabo em 14%, devido a uma menor oferta e baixa qualidade causada pelas condições climatéricas da época (temperaturas baixas e geadas noturnas).
Na área de mercado Viseu, terminou a campanha de comercialização da batata conservação branca e vermelha.
Na região Ribatejo e Oeste, área de mercado Oeste, verifica–se uma menor produção de hortícolas com as cotações a valorizarem para o tomate “Redondo” maduro grado em 49%, “Redondo” médio 19%, “Chucha” miúdo 38% e grado 25%, couve “Repolho Tipo Coração” 45%, couve–flor 36% e “Brócolos” 35%. Uma maior procura valorizou a cotação da batata doce em 16%. Subida da cotação da alface em 10%, devido a uma menor oferta.
Na área de mercado Península de Setúbal, a cotação da cenoura à saída de produção (SP) registou uma subida de 20%, devido a uma menor oferta.
→ Aceda aqui às cotações ←
Cotações – Produtos Hortícolas – 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023