Na semana em análise as cotações médias nacionais dos porcos classe E e classe S sofreram um ligeiro decréscimo em relação à semana anterior (-2 cêntimos / kg). Nova redução da cotação média nacional dos leitões de <12 kg (-20 cêntimos / kg) e estabilidade da dos leitões de 19-25 kg.
No Entre Douro e Minho a oferta e a procura de suínos para abate foram médias. Descida das cotações máx. (-3 cêntimos / kg) e +freq. (-5 cêntimos / kg) dos porcos classe E e classe S.
Na Beira Litoral a oferta de suínos para abate foi média e a procura foi relativamente fraca. A procura e o consumo diminuíram nas últimas semanas, o que é normal para a época. A situação do mercado europeu continua muito afetada pelo facto da China não estar a importar o que seria expectável, criando excesso de oferta.
A oferta de leitão para assar foi muito fraca e a procura foi fraca, tendo esta última sofrido uma quebra acentuada nas últimas semanas, com a passagem das quadras festivas do Natal e Ano Novo. Estabilidade de cotações dos porcos classe E e classe S e ainda dos leitões de <12 kg.
Na Beira Interior a oferta de suínos para abate foi média e a procura foi relativamente fraca. As cotações mantiveram-se estáveis em relação à semana passada.
No Ribatejo e Oeste a oferta de suínos para abate foi média e a procura foi relativamente fraca. O mercado europeu encontra-se excedentário, uma vez que a China está a importar menos do que seria habitual.
A oferta de leitão para assar foi muito fraca e a procura foi fraca, tendo ambas baixado nas últimas semanas, mas especialmente a procura, com a passagem das quadras do Natal e Ano Novo. Subida das cotações máx. dos porcos classe E e classe S (+7 cêntimos / kg) e redução das cot. máx. (-25 cêntimos / kg) e +freq. (-16 cêntimos / kg) dos leitões de <12 kg.
No Alentejo a oferta de suínos para abate foi abundante e a procura foi média. A procura de leitão foi muito fraca (leitões de 19-25 kg) a fraca (leitões de <12 kg). As cotações dos porcos classe E e classe S e dos leitões de 19-25 kg mantiveram-se estáveis. Descida das cot. máx. (-42 cêntimos / kg) e +freq. (-23 cêntimos / kg) dos leitões de <12 kg. No Algarve deu-se uma descida dos leitões de <12 kg (-42 cêntimos / kg) e das porcas de refugo (-4 cêntimos / kg).