murcia dead fish

Criação intensiva de porcos culpada por desastre ecológico no Mar Menor

Centenas de fazendas de produção intensiva de suínos na região de Múrcia, no sudeste de Espanha, terão um papel de destaque no colapso daquela que é uma das maiores lagoas de água salgada da Europa, a lagoa do Mar Menor.

Uma investigação de quatro meses levada a cabo por repórteres dos jornais espanhóis “elDiario” e “La Mareapela”, em conjunto com a “Lighthouse Reports” – uma organização jornalística sem fins lucrativos, com sede na Holanda, que lidera investigações transnacionais complexas – analisou o papel que a criação intensiva de suínos pode ter desempenhado num dos piores desastres ambientais de Espanha nos últimos anos. E a conclusão foi que o impacto da poluição provocada pela suinicultura pode ter sido maior do que o que, até agora, era publicamente reconhecido.

O número de porcos na região de Murcia disparou para níveis recordes, refletindo um aumento nas suiniculturas e matadouros em toda a Espanha, que este ano se tornou na maior produtora de carne suína da União Europeia. Mais de 56 milhões de suínos foram abatidos no país inteiro no ano passado, mais três milhões do que em 2019.

O caso ganhou interesse público quando moradores da região de Múrcia alertaram, em agosto passado, para o facto de terem começado a aparecer muitos peixes, moluscos e crustáceos mortos nas margens da lagoa […]


Publicado

em

,

por

Etiquetas: