A confederação das cooperativas agrícolas disse hoje que o Governo está a preparar “novas medidas estruturais” para mitigar o impacto da escalada dos combustíveis, vincando que os custos estão a “estrangular” o agroalimentar.
A Confederação nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) esteve hoje reunida, em Lisboa, com a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
“[…] A questão da energia em especial dos custos do gasóleo para a agricultura, constituíram a parte fulcral da reunião tendo a ministra informado a confederação que estão em preparação novas medidas estruturais para os combustíveis”, indicou, em comunicado, a Confagri.
Citado no mesmo documento, o presidente da Confagri, Idalino Leão, defendeu que os atuais custos dos combustíveis estão a “estrangular” o agroalimentar e que as medidas compensatórias, apesar de positivas, não repercutem o aumento verificado.
A confederação disse ainda ter tomado conhecimento, no encontro de hoje, que, antes do verão, Bruxelas deverá aprovar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
Em cima da mesa estiveram ainda matérias como as medidas excecionais da reserva de crises e os apoios no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).