Croácia assinala aniversário da queda de Vukovar

ilhares de participantes, muitos empunhando bandeiras nacionais e velas, percorreram em silêncio as ruas da cidade no leste do país, numa marcha anual realizada desde o fim da guerra e considerada uma das principais datas do calendário comemorativo croata.

O conflito começou após a declaração de independência da Croácia à Jugoslávia, liderada pelo sérvio Slobodan Milosevic, o que desencadeou uma rebelião de militantes sérvios que tomaram várias zonas do território. Mais de 10.000 pessoas morreram durante a guerra.

Vukovar foi alvo de um cerco de 87 dias por parte do exército jugoslavo, que reduziu a cidade a escombros. Centenas de habitantes foram mortos após a queda da cidade, em novembro de 1991, e os seus corpos encontrados mais tarde numa vala comum numa exploração agrícola nas proximidades.

A guerra terminou em 1995, depois de as forças croatas retomarem a maioria das áreas controladas pelos rebeldes sérvios, levando à fuga de dezenas de milhares de sérvios.

Desde então, Vukovar é lembrada como mártir da resistência contra a “agressão sérvia”, expressão usada pelas autoridades croatas para descrever o período da guerra.

As tensões étnicas continuam a marcar as relações entre croatas e sérvios, bem como as relações entre os governos destes países.

Nos últimos meses, grupos extremistas interromperam eventos culturais sérvios na capital croata, Zagreb, e na cidade de Split, levando uma organização sérvia a cancelar uma exposição em Vukovar por receio de incidentes.

A Croácia, Estado-membro da NATO, aderiu à União Europeia em 2013 e tem atualmente uma população de cerca de 3,8 milhões de habitantes.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Portugal e Croácia querem intensificar relação bilateral

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: