Cuidado com os tratores na estrada!

Há dias, ao fim da tarde, tive que ir a um campo que fica do lado esquerdo da estrada. Após ligar o “pisca” do trator para virar à esquerda, fui ultrapassado por um casal numa motorizada, sem luz e sem capacetes. Felizmente o sol não me encandeou e tinha o vidro e o espelho suficientemente limpos para ver que estava a ser ultrapassado.

Estamos em época de colheitas e sementeiras que obrigam agricultores e prestadores de serviços a levar para a estrada máquinas e tratores de grandes dimensões e baixa velocidade em comparação com os automóveis. Às vezes estamos cansados, voltamos do campo com os vidros cheios de terra e a vibração do trator ou um ramo quebrou uma luz ou rebentou um fio da iluminação do reboque. 

citando Mary’s Farming Minute : 

“ A impaciência, a velocidade e a ultrapassagem durante uma curva à esquerda são as principais causas de muitos acidentes com motoristas/máquinas agrícolas.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter todos seguros durante a época de sementeiras:

– Preste atenção na estrada.

– Tome tempo extra para chegar ao seu destino.

– Seja paciente.

– Não assuma que um tratorista está a encostar para deixar passar, pode estar a preparar para virar.

– Preste atenção aos sinais de direção e/ou mão.

– Passe com cautela se for seguro fazê-lo. 

– Lembre-se de que parar ou arrancar com um equipamento agrícola não é tão fácil como um carro ligeiro. Boas sementeiras!”

PS – Cuidado ao ultrapassar um trator que está a virar para sair da estrada, sobretudo se tiver uma alfaia engatada – quando a frente vira à direita, a traseira vai para a esquerda, e vice-versa.

PS II – Obrigado à pessoa gentil que às 20h40 de segunda-feira, apesar

da estrada deserta, parou para me deixar atravessar e poder ir jantar uns instantes mais cedo. Dava jeito encontrar mais pessoas dessas a meio da tarde, quando esperamos durante 5 minutos que alguém abrande um pouco e nos deixe atravessar. Sejam gentis na estrada , vão sentir-se melhor! 

#carlosnevesagricultor

(foto de Farm Life )

O artigo foi publicado originalmente em Carlos Neves Agricultor.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: